Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16898
Título: Internacionalização de marcas de luxo para o mercado chinês
Autor: Magalhães, João Carlos de Martins
Orientador: Machado, Joana César
Palavras-chave: Boca do Lobo
Luxo
Marcas de Luxo
China
Internacionalização
Luxury
Luxury Brands
Internationalization
Data de Defesa: 3-Set-2013
Resumo: Com o objetivo de continuar o processo de internacionalização das suas marcas e, detendo no seu portfólio uma marca denominada de luxo, foi-nos proposto para a investigação por parte da Menina Design Group, Lda. o seguinte tema: “Internacionalização de marcas de luxo para o mercado chinês”. O principal objetivo é obter respostas relativamente às duas questões de investigação: ‹‹É a Boca do Lobo uma marca de luxo?›› e ‹‹Quais as diretrizes de internacionalização para o mercado chinês?››. O action research é o método utilizado neste trabalho complementado por uma revisão da literatura atual. Os resultados do estudo indicam diferenças significativas entre as características apresentadas pelas marcas de luxo, os seus produtos e a sua gestão quando comparadas com a marca Boca do Lobo. Por outro lado, o mercado de luxo chinês está a crescer de forma acentuada nos últimos anos, revelando ser um mercado de presença obrigatória para marcas de luxo que desejem ter sucesso a nível global. Para uma marca como a Boca do Lobo, integrada numa organização com características de uma pequena e média empresa, o modo de entrada apropriado na China continental será através de exportação indireta, traduzindo-se na procura de um poderoso distribuidor local que desenvolva o negócio e construa notoriedade localmente nas duas principais cidades de consumo de luxo, Pequim e Xangai. Da mesma forma, um conhecimento de mercado mais aprofundado sobre o consumidor e uma adaptação dos seus produtos interagindo com designers chineses será uma mais-valia para a marca. Por fim, não verificando as características de uma marca de luxo, a Boca do Lobo terá que redefinir o seu posicionamento de modo a preservar o valor da marca e assegurar de forma coesa a sua entrada neste mercado.
With the goal of maintaining the internationalization process of their brands and having in their portfolio a luxury brand, it was proposed by the Menina Design Group, Lda. the following investigation line: “Luxury brand internationalization to the Chinese market”. The main goal is to obtain answers to these questions: “Is Boca do Lobo a luxury brand?” and “Which are the internationalization guidelines to enter the Chinese market?”. The method used in this dissertation is the action research, being added an actualized literature review. The results of the study show that there are clear differences between the typical luxury brands and Boca do Lobo. These differences are related to their products and the way brands are managed. On the other hand, the Chinese luxury market is expanding, where the presence of a company targeting global success is mandatory. For Boca do Lobo, a part of a Small Medium enterprise, the appropriated way to enter continental China is through indirect export, where the company has to find a powerful local distributor. This Chinese operator needs to develop the business and to create a recognizable image in the main Chinese markets that are Beijing and Shanghai. This relation between the Chinese enterprise and Boca do Lobo will provide the later one a deeper knowledge about the Chinese consumers, adapting the products to the people’s values and beliefs and a better interaction with Chinese designers. As it was previously mentioned, Boca do Lobo does not possess the same characteristics of a typical luxury brand. So the company must define their position in the market in order to guarantee a solid entry in the Chinese market.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16898
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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