Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16895
Título: A entrada das empresas portuguesas no mercado brasileiro e o seu investimento directo estrangeiro
Autor: Godinho, Diana Peito
Orientador: Alves, Paulo
Cunha, Ricardo
Palavras-chave: Investimento Directo Estrangeiro no Brasil
Diplomacia económica
Dificuldades das empresas portuguesas
Internacionalização
Comércio externo
Determinantes de IDE
Foreign Direct Investment in Brazil
Economic diplomacy
Difficulties of Portuguese companies
Internationalization
FDI determinants
Foreign trade
Data de Defesa: 7-Ago-2014
Resumo: O objectivo deste trabalho é possibilitar uma análise sobre o IDE das empresas portuguesas, com especial foco para o Brasil, assim como e, paralelamente ao estágio realizado, apontar os problemas que as empresas portuguesas encontram quando chegam ao mercado brasileiro, dando também algumas sugestões e possíveis soluções. A pesquisa para este trabalho passou por uma profunda revisão de literatura e pela entrevista a dois organismos, à Embaixada de Portugal em Brasília e à Câmara de Comércio Centro – Oeste, e a uma empresa, a Unicer. Como principais resultados sobre quais seriam as principais entraves que as empresas portuguesas enfrentam quando se deslocam para o Brasil, surge o excesso de burocracia existente, o elevado proteccionismo, sistema fiscal e tributário complexo e a dificuldade na obtenção de todo o tipo de vistos. Concluímos então que é necessário afinar as estratégias da AICEP, Câmaras de Comércio e Embaixada, como forma de apoiar e possibilitar um melhor e rápido acesso ao mercado brasileiro, para além da existência de acordos entre os dois países, nomeadamente na eliminação de barreiras à entrada. É altamente necessário agilidade na constituição de empresas assim como nos pedidos de visto.
The purpose of this paper is to allow an analysis of portuguese companies' IDE, with particular emphasis in Brazil, as well as, in parallel with the internship that was conducted, to point out the issues that portuguese companies come across when they reach the Brazilian market. Some suggestions and possible solutions are proposed to solve these setbacks. The research for this paper consisted in an exhaustive literature review and in the interview of two major organisms, the Portuguese Embassy in Brasilia and the Chamber of Commerce Center-West, and one company, Unicer. The key findings about what would be the main setbacks that portuguese companies would come across when entering the Brazilian market are the excess bureaucracy, the brazilian protectionism about its own business, the complexity of the fiscal and tributary system and the difficulty in obtaining any kind of visa. Thus, we conclude that is necessary to tune AICEP, the Chambers of Commerce and the Embassy's strategies in order to support and allow a better and faster access to the brazilian market. This would complement the already existing agreements between the two countries and would be a step forward putting down the barriers to enter Brazil. It is highly necessary to expedite the constitution of enterprises and visa requests.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16895
Aparece nas colecções:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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