Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16871
Título: Implementação da nova intranet, HeiPort : caso de estudo Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
Autor: Tenreiro, Maria Rita Roquette da Cruz
Orientador: Ilharco, Fernando
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Comunicação interna
Tecnologias de informação
Intranet
HeiPort
Organizational communication
Internal communication
Information technology
Data de Defesa: 20-Fev-2015
Resumo: A comunicação é algo que faz parte de nós enquanto indivíduos e algo que constitui uma mais valia em qualquer ambiente onde nos encontramos. Assim como o homem precisa de comunicar para satisfazer as suas próprias necessidades, também as empresas possuem essa carência, e cada vez mais, querem fazê-lo de forma rápida, interativa e que lhes permita ser suficientemente competitivas. Por essa razão a comunicação organizacional tornou-se um dos principais desafios do mundo empresarial. De forma a garantirem a sua sobrevivência, as empresas têm de manter os seus Colaboradores alinhados e ligados ao negócio, partilhar os seus êxitos e derrotas, e reforçar a cultura de empresa, aumentando a motivação das suas pessoas. Comunicar estes valores torna-se um importante objetivo para as grandes empresas que, conscientes desta preocupação, encaram a comunicação como um dos principais fatores para atingir o sucesso. O fenómeno da intranet surge num contexto atual, onde a emergência das Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionam uma forte aposta por parte das organizações na área da Comunicação Interna. O caso de estudo da implementação do HeiPort, que merecerá um grande destaque no decorrer da investigação, tem como objetivo perceber o impacto que este novo canal de comunicação trouxe à estratégia da Comunicação Interna da SCC e para o dia-a-dia dos seus Colaboradores. Para o efeito realizou-se um estágio de 6 meses na própria empresa, onde se recolheu toda a informação necessária e se aplicou um inquérito especificamente desenvolvido para o efeito.
Communication is something that is part of us as individuals and an asset in any environment. Just as human beings need to communicate to satisfy their own needs, companies also have this need, and increasingly want to do it quickly, interactively and enabling them to be competitive enough. For this reason organizational communication has become one of the main challenges of the business world. To ensure their survival, companies have to keep their employees connected and aligned to the business, share their successes and failures and enhance corporate culture, increasing the motivation of their people. Reporting these values has become an important goal for companies who are aware of this concern and face communication as a key factor for success. The intranet phenomenon arises in the present context, where the emergence of information and communication technologies provides a strong focus for organizations in the area of Internal Communications. The case study of the implementation of HeiPort which deserved a major highlight during this investigation, aims to realize the impact that this new channel of communication has brought to the SCC Internal Communications strategy and the daily lives of the employees. For this we performed a 6-month internship in the Company, where all the necessary information was collected and a specifically designed survey was applied for this purpose.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16871
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de Estagio_HeiPort_Estudo de Caso SCC.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.