Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16849
Título: Marketing na imprensa : os jornais na era digital : estudo de caso do Jornal I
Autor: Casanova, Steffany da Forte
Orientador: Ganito, Carla
Palavras-chave: Marketing
Marketing Digital
Media
Imprensa
Digital Marketing
Press
Data de Defesa: 23-Fev-2015
Resumo: O presente relatório trata o estudo de caso do Jornal i, um jornal generalista, diário, português, relativamente ao marketing na imprensa e adaptação da mesma ao meio digital online. Este tema ganha importância no contexto atual da imprensa portuguesa, nomeadamente no que concerne à presença digital dos diferentes meios e ao impacto dessa mesma presença no seu sucesso. A relevância deste tema ganha maior destaque considerando o seu objeto de estudo: o Jornal i. Um jornal português, nascido simultaneamente no papel e no digital e que, ainda assim, apresenta caraterísticas de um jornal tradicional, muito aquém da sua concorrência, líder na presença digital e conciliação dos meios. Simultaneamente, o estudo de caso estabelece um olhar em primeira mão sobre o desenvolvimento de um jornal diário, generalista, português no atual contexto de crise e de quebra de mercado da imprensa. Para a realização do presente relatório, o método foi o de estudo de caso, que permite obter conhecimento aprofundado de um caso no seu contexto real, através de técnicas metodológicas como a pesquisa bibliográfica a realização de entrevistas e, por fim, a observação participante. A análise dos dados obtidos permitiu retirar conclusões pertinentes do contexto atual do Jornal i e das suas necessidades para o desenvolvimento futuro. Como tal, verificou-se que o jornal serve-se do meio digital como um meio de apoio ao canal impresso que reflete a rotina tradicional do jornal impresso, ao invés de um novo canal, com caraterísticas e audiências próprias. Constatou-se, igualmente, que os media sociais são parte integrante e fundamental do marketing de um jornal, com grande poder de influência no seu sucesso, tal como as ações de marketing de cariz social, nas quais é imperativo para o jornal incorporar os valores e causas que apoia na empresa, colaboradores e ações levadas a cabo pela mesma. Denota-se, ainda, a necessidade do Jornal i apostar no desenvolvimento das suas plataformas, conteúdos e profissionais digitais, abdicando da comunicação em massa em prol da comunicação personalizada, trabalhada e dirigida a públicos específicos, em que é fundamental transmitir a imagem de uma só marca, comum ao meio tradicional e digital.
This report focuses on the case study of the “i” newspaper, a daily, generalist, Portuguese newspaper and its regards relating to marketing in the press and its adaptation to a new digital and online reality. This issue gains importance in the current context of the Portuguese press, particularly with regard to the presence of different digital media and the impact of that presence in its success. The relevance of this issue becomes more important considering its object of study: the “i” newspaper. A Portuguese newspaper, born both in paper and in digital, that still showcases features of a traditional newspaper, falling far short of its competition, leader in the digital media presence. Simultaneously, the case study establishes a firsthand look at the development of a daily, generalist, and Portuguese newspaper in the current context of both economic crisis and crises in the press market. For the completion of this report, the method used was that of the case study which gives in-depth knowledge of a case in its real context, using methodological techniques such as literature research, conducting interviews and finally, participant observation . The analysis of the data obtained allowed withdrawing relevant findings in the current context of this newspaper and its needs for future development. As such, it has been found that the paper makes use of digital media as a means of support for the printed channel, reflecting the traditional procedure of the printing press, rather than a new channel with its own characteristics and audiences. It was also found that social media is an integral and fundamental part of the marketing of a newspaper, with great power of influence in their success, as are social marketing oriented campaigns, in which we found to be imperative to incorporate the values and causes that are being supported into the company, employees and its actions. It also seems to be a need for this newspaper to invest in the development of their digital platforms, content and professionals, abdicating mass communication in favor of personalized communication, crafted and targeted to specific audiences, in which it is essential to convey the image of a only one brand, common to both traditional and digital media.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16849
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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