Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16834
Título: Músicos e Empresários, Fundadores do Orpheon Portuense
Autor: Gomes de Araújo, Henrique L.
Data: 2014
Citação: GOMES DE ARAÚJO, Henrique L. - Músicos e Empresários, Fundadores do Orpheon Portuense. In GOMES DE ARAUJO, Henrique L. (Coord.), A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008). Tradição e Inovação. (p. 37-49) ISBN 9789898366726. (2014). Porto: Universidade Católica Editora
Resumo: Os Annaes do Orpheon Portuense desde a sua fundação em 12 de Janeiro de 1881 até ao fim de 1897.Contribuição para a História da Música em Portugal,Porto (1897) elencam os dezoito sócios fundadores desta “sociedade coral de amadores” que estiveram presentes na sessão inaugural que ocorreu na noite de 12 de janeiro de 1881 na casa n.º 155 da Rua do Rosário, então habitada pelo Sr. Henrique Carlos de Meirelles Kendall: Adriano Ramos Pinto; Alfredo d’Azevedo Lima; Alvaro Leão Baptista Dias; Augusto Anthero de Magalhães;Bernardo Valentim Moreira de Sá; Cherubino Lagôa; Eduardo António Moreira; Eduardo Honório de Lima; Ernesto da Silva Maia; Francisco de Paula A. de Silveira Pinto (dr.); Guilherme Augusto de Faria; Henrique Carlos de Meirelles Kendall; Ireneu Augusto Paes; Justino Moniz; Manoel Vaz de Miranda;Marcos Archer; Miguel Arthur Gonçalves; Ricardo do Valle. Como iremos procurar evidenciar, todos eles pertenceram às elites empresarial e artística do Norte que, com os seus carismas e dons artísticos, contribuíram para a fundação e a sustentabilidade duma sociedade orfeónica e, mais tarde, concertística que,no respeito pela tradição musical, constituiu uma autêntica inovação social e cultural no Porto finissecular de Oitocentos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16834
Aparece nas colecções:CITAR - Livros e partes de livros / Books and chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Músicos e Empresários, Fundadores do Orpheon Portuense.PDF290,31 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.