Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16773
Título: A sustainable & social business project : a traditional food retailer – Saudade, Sabores com história : spreading Traditional Portuguese Gastronomy into larger gastronomy systems
Autor: Dinis, Ana Rita Fabião
Orientador: Pinheiro, Susana Frazão
Data de Defesa: 22-Out-2014
Resumo: The present case-study dissertation introduces Saudade, a traditional food retailer, a Portuguese social and sustainable enterprise whose mission is to spread traditional Portuguese Gastronomy into larger traditional gastronomy systems. The Saudade project emerged from the perceived opportunity that in Portugal there is a huge need to help boost underdeveloped rural areas for people to have better socio-economic conditions; furthermore, Portugal has a high quality and wide range of traditional and homemade gastronomy products originating from these rural areas; these not adequately promoted or well-located so as to cater for a global market. As a result, this traditional food retailer project is designed to create an efficient bridge between the gastronomic products made by the locals and the big metropolises, providing a complete sensory experience of regional Gastronomy in a unique place, planned to scale up an efficient regional gastronomy retail concept. Saudade is planned to start its activity, in 2015, by creating an online store and physical stores in the main metropolises, first in Lisbon and afterwards in Oporto. Saudade is a for-profit financing model with a social mission, and it is designed to be independent of financial support from public and private institutions. However, in order for such a business model to succeed and even be replicated to other business areas, leveraging more synergies, it is believed that strategic initiatives around the concept of cooperation should be taken. Attracting other private and public partners to, together, satisfy society and market needs – like partners of several regions or partners from other gastronomy associated areas; direct marketing initiatives; and the constant monitoring and evaluation operations are some examples of such strategic initiatives. In the following pages the dissertation outline is presented. The reader is provided with an overview of the main literature about the social entrepreneurship (SE) determinants and SE factors and examples in rural areas. Afterwards, the case study focuses on Saudade as a social enterprise, providing an overview of its general operations and environment analysis and its business model. Subsequently, a project environment analysis is developed, particularly in Portugal and Europe, and the case study finishes with financing projections for Saudade until 2020. Lastly, a teaching note for in‐class discussion about the case study is provided, and the Thesis concludes with final comments and future research guidelines.
A presente dissertação de estudo de caso apresenta a Saudade, um retalhista de alimentos tradicionais, uma empresa Portuguesa social e sustentável cuja missão é divulgar a Gastronomia Tradicional Portuguesa em sistemas de gastronomia tradicional de maior dimensão. O projecto da Saudade surgiu da oportunidade detectada de que em Portugal existe uma grande necessidade para ajudar a impulsionar as áreas rurais subdesenvolvidas para que as pessoas tenham melhores condições socioeconómicas; além disso, Portugal tem um leque variado e de elevada qualidade de produtos gastronómicos tradicionais e artesanais de origem dessas mesmas áreas rurais; estes não adequadamente promovidos ou bem localizados de modo a atender um mercado global. Como resultado, este projecto de retalho de gastronomia tradicional é concebido para criar uma ponte eficiente entre os produtos gastronómicos feitos pelos locais e as grandes metrópoles, proporcionando uma experiência sensorial completa da Gastronomia regional num único espaço, planeado para ser ampliado a um conceito de retalho eficiente de gastronomia regional. Saudade está planeada para iniciar a sua actividade em 2015, criando uma loja online e lojas físicas nas metrópoles principais, primeiro em Lisboa e depois no Porto. Saudade tem um modelo financeiro com fins lucrativos com uma missão social, e está projectada para ser independente de apoio financeiro de instituições públicas e privadas. Contudo, de modo a que este modelo de negócios seja um sucesso e seja mesmo replicado a outras áreas de negócios, despoletando mais sinergias, acredita-se que devem ser tomadas iniciativas estratégicas em torno do conceito de cooperação. Atrair outros parceiros privados e públicos para, juntos, satisfazer a sociedade e as necessidades de mercado – como parceiros de várias regiões ou parceiros de outras áreas associadas à gastronomia; iniciativas de marketing directo; e a constante monitorização e operações de avaliação são alguns exemplos destas iniciativas estratégicas. Nas páginas seguintes é apresentado o esquema da dissertação. O leitor é proporcionado com uma visão geral da literatura principal sobre os determinantes do Empreendedorismo Social (ES) e factores de ES, e exemplos em áreas rurais. Depois disso, o estudo de caso incide sobre a Saudade como uma empresa social, apresentando uma visão geral das suas operações gerais e análise do ambiente e do seu modelo de negócio. Posteriormente, uma análise do ambiente do projecto é desenvolvido, particularmente em Portugal e na Europa, e o estudo de caso termina com projecções de financiamento para Saudade até 2020 Por último, é proporcionado uma nota de ensino para discussão em sala de aula sobre o estudo de caso, e a tese conclui com comentários finais e directrizes para futuras pesquisas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16773
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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