Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16745
Título: Os exames nacionais do ensino secundário como modelo de avaliação externa
Autor: Amaral, Maria Isabel do
Orientador: Pereira, Paulo de Almeida
Data de Defesa: 12-Set-2013
Resumo: Com este trabalho de reflexão e análise crítica do nosso percurso profissional relevamos a nossa experiência de professora classificadora de exames nacionais do ensino secundário, como um dos aspetos que mais marcou o nosso percurso. Selecionamos os exames nacionais, especificamente da disciplina de Economia A, quer pelo impacto que tiveram na prática pedagógica, em sala de aula, quer em contexto da organização escolar como elemento de avaliação externa. Consideramos pertinente refletir sobre a importância dos exames como instrumento de avaliação externa, não esquecendo que, na prática letiva, tivemos sempre como objetivos principais o sucesso escolar dos alunos e contribuir para o plano de melhoria da escola. A escola atual está a passar por alterações profundas devido às mudanças organizacionais, tecnológicas, económicas, sociais e culturais. Assim, ao professor compete exercer uma diversidade de funções que o tornam um profissional profundamente complexo, de modo a acompanhar todas as mudanças que se verificam na sociedade. Partindo do pressuposto que o desenvolvimento profissional é contínuo, reconhecemos que é necessária uma atualização permanente de conhecimentos que contribua para a melhoria do exercício da atividade docente. Ao fazermos a análise do contributo das formações realizadas, tivemos como objetivo principal contribuir com reflexões e vivências de forma a partilhar saberes adquiridos. Das formações que frequentamos ao longo da vida é de salientar este Curso de Mestrado em Ciências da Educação, sendo uma oportunidade de partilhar, de forma singela, a experiência reflexiva da nossa prática docente, à luz de trabalhos realizados por importantes investigadores educacionais.
With this reflexive work and critical analysis of our professional track we improve our teaching experience as a national secondary education exams classifier, as one of the aspects that most marked our journey. We select the national exams, specifically of the A Economy discipline, either for the impact they have on pedagogical practice, at classroom, either in the context of school organization as an element of external evaluation. We consider appropriate to reflect on the importance of exams as a means of external evaluation, not forgetting that, in teaching practice, we always had as main objectives the academic success of students and contribute to the school improvement plan. The current school is undergoing profound alterations due to organizational, technological, economic, social and cultural changes. Thus, the teacher is responsible for exercising a variety of features that make him a deeply complex professional, in order to track all the changes taking place in society. Assuming that professional development is continuous, we recognize the need for a continuous updating of knowledge that contributes to the improvement of the teaching practice. As we do the analysis of the formations performed, we had as main objective to contribute with reflections and experiences in order to share knowledge acquired. Of the formations we attend throughout life, this Master's Degree in Education Sciences has a main importance, being an opportunity to share, simply, the reflective experience of our teaching practice, according to work performed by leading educational researchers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16745
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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