Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16740
Título: Práticas comunitárias de mediação social : estudo de caso : Bairro de Mutauanha Nampula
Autor: Piedade, Bonifácio João Afonso da
Orientador: Baptista, Isabel
Canastra, Fernando
Data de Defesa: 2015
Resumo: As práticas de mediação social estão, tradicionalmente, presentes na realidade moçambicanas, sobretudo nos tribunais comunitários. Assim sendo, quisemos saber em que medida estas práticas existentes no contexto sociocomunitário moçambicano podem ser consideradas como práticas de mediação sociopedagógica. Partindo desta preocupação investigativa, o estudo centrou-se na análise das práticas da mediação social realizadas no contexto dos tribunais comunitários, tendo como base o território correspondente à cidade de Nampula, mais concretamente o caso do Tribunal Comunitário de Mutauanha. Em termos conceptuais optou-se por um quadro teórico alicerçado nas ciências da educação, em particular na Pedagogia Social, procurando fundamentar os pressupostos que sustentam a noção de mediação sociopedagógica e a sua relevância para o desenvolvimento sociocomunitário. O processo de revisão bibliográfica desenvolvido neste âmbito permitiu enquadrar teoricamente o trabalho empírico, com opção por um estudo de caso e por um paradigma interpretativo. Os resultados obtidos permitem concluir que as práticas de mediação social são muito valorizadas pelos atores comunitários que lhes atribuem um sentido pedagógico. Para além das aprendizagens realizadas, valoriza-se o papel da mediação na promoção de relações sociais positivas. Os inquiridos reconhecem que o processo de mediação comunitária ajuda a fortalecer o sentido de comunidade, ajudando as pessoas a tornarem-se cada vez mais unidas. Neste sentido, a mediação comunitária torna-se uma chave importante para a promoção das relações sociais e da sua reposição nos casos em que elas estão cortadas nos momentos dos conflitos. O próprio momento da mediação representa uma ocasião de partilha de ideias onde predomina o diálogo. Relativamente ao perfil dos mediadores, o estudo conclui que apesar de não haver ainda um desenvolvimento explícito ao nível da sua qualificação, os mediadores sociais aprendem no diaa- dia deixando claro que as sessões de mediação são úteis também nesse sentido.
The social measurement practices are traditionally present in Mozambican reality, especially in the community courts. Thus, we wanted to know to want extent the existing practices in the Mozambican socio-pedagogical measurement practices. Starting from this research concern, the study focused on the social- measurement practices analyse held in the community courts context, having as base a territory corresponding to Nampula city, specially the case of Muataunha community court. Conceptually, it was decided to use a literature review based on educational sciences, in socialpedagogy particularly, seeking for supporting the assumptions that sustain the socio- pedagogical measurement notion and its relevance for socio- community development. The process of literature review held in this scope enabled to incorporate the empirical work, opting on a case study and interpretative paradigm. The findings lead to the conclusion that the social measurement practices are very valorized by the community actors that assigns them pedagogical sense. Apart from the learning held, it’s valorized the role of measurement in the positive social relations promotion. People recognize that the community measurement process helps to strengthen the sense of community, helping people becoming increasingly united. In this sense, the community measurement becomes the key of the social relations promotion and replacement in the cases that these relations are severed in moment of conflict. The moment of measurement represents the occasion for sharing ideas whereby the dialogue is predominant in the session of conflicts resolution. Relative to the mediator’s profile, the study concludes that although there is no explicit development at the level of it’s qualification, the social mediators learn from day to day, making clear that the mediation session are helpful ins sense.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16740
Aparece nas colecções:FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutoramento Bonifacio da Piedade.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.