Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16714
Título: O retrato dos relacionamentos amorosos no cinema de Woody Allen
Autor: Costa, Joana Graciete Caetano
Orientador: Barbosa, Álvaro
Kunz, Sahra
Data de Defesa: 2010
Resumo: Assente na tipologia da curta metragem do projecto final (Romance), a presente dissertação procura explorar a forma como Woody Allen aborda cinematograficamente os relacionamentos amorosos. O tema surge de acordo com o argumento do projecto final A Mudança, que retrata um relacionamento decadente, incompatibilidades pessoais do casal, tentativa de reconciliação, culminando num desencontro amoroso. Todas estas problemáticas estão presentes e são elevadas à excelência por Woody Allen, nos seus filmes. No âmbito do estado da arte procurar-se-á dar enquadramento aos romances Norte Americanos, contemporâneos a Allen, com especial enfoque no boom das comédias românticas nos anos noventa. O estado da arte engloba ainda as influências pessoais que têm repercussões cinematográficas nos filmes do realizador, como a etnia judaica, o contexto artístico norte americano, a influência Nova Iorquina, o carácter autobiográfico de Allen, as suas influências cinematográficas (Ingmar Bergman, e Fellini), filosóficas (Sartre e Freud) e musicais (obras clássicas e jazz, nomeadamente as de George Gershwin). A dissertação desenvolver-se-á explorando exaustivamente os relacionamentos amorosos nos filmes de Allen, através do visionamento dos seus principais filmes, análise dos mesmos e posterior reflexão. Procurar-se-á saber, do ponto de vista cinematográfico, como começam os relacionamentos, como atingem o ponto de maturação, quais os pontos de ruptura e, se for o caso, qual o motivo mais frequente das separações. Na caracterização do projecto, será exposto e desenvolvido o papel de produção. Abordar-se-á todo este processo desde a pré-produção, passando pela produção até à pós-produção. Na pré-produção serão referenciadas as seguintes etapas: o processo criativo; a equipa; os apoios e patrocínios; os acordos financeiros; casting e actores; e a calendarização. Por conseguinte, na produção será abordado a gestão dos recursos / custos de produção e a organização da equipa. Por fim, na pós-produção serão citados os créditos, as estratégias de marketing, o mercado e a distribuição da curta-metragem A Mudança.
Based on the genre (romance) of the Final Project’s short film, this dissertations focus is the exploration of the way relationships are cinematically dealt with by Woody Allen. This theme is within accordance of the Final Project’s script: A Mudança (Moving In). The short film deals with a deteriorating relationship, personal incompatibilities within the couple, reconciliation attempts, culminating in a skewed amorous encounter, with the relationship suffering permanent damage. All these themes are present, and are masterfully realised in Allen’s film work. Regarding the state of the art, particular emphasis is placed on the boom of romantic comedies in the 1990’s, among other romantic comedies, more contemporary to Allen himself. Also, the director’s personal influences are closely examined, namely, his Jewish heritage, the North American artistic context, New York (as a vibrant, living metropolis) and, his cinematographical (Bergman, Fellini), philosophical (Sartre, Freud) and musical (Classical and Jazz, specially George Gershwin) interests. The romantic relationships in Allen’s movies are analysed through a thorough viewing of his movies, and bibliographical research. Special attention is given to the occurrence (from a cinematographical standpoint) of the starting point of relationship, its maturation process and breaking points and, if applicable, the main reasons for a relationship to end. Regarding the final project, the role of the producer is exposed and explained. Covering a whole range of processes, from pre-production, through the production in itself and finalising at the postproduction. The preproduction stage is comprised of the following processes: Creative process, team, support and endorsements, financial arrangements, casting and development of a working timetable. During the production, the resource management and team organisation processes are explained. Lastly, postproduction delves on the credits, marketing strategy, approach to the market and distribution of the short film A Mudança.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16714
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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