Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16667
Título: O conforto e o cuidar em enfermagem : relatório de estágio
Autor: Afonso, Sandra Isabel Pereira
Orientador: Sousa, Patrícia Pontíficie
Palavras-chave: Enfermagem
Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica
Conforto
Nursing
Medical-Surgical Skills
Comfort.
Data de Defesa: 15-Out-2013
Resumo: A formação em enfermagem assume um papel preponderante no processo de construção e desenvolvimento de cada enfermeiro e na prestação de cuidados de qualidade, inerente à constante evolução tecnológica, cientifica e às constantes alterações das necessidades das pessoas. Neste sentido, a especialização em enfermagem torna-se uma mais-valia pois permite conjugar o conhecimento com o desenvolvimento e certificação de competências científicas, técnicas, relacionais e emocionais, que se querem especializadas. O presente Relatório é referente ao percurso efetuado nos Módulos de estágio do 5ºCurso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional, na Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, entre 2012 e 2013. Estes estágios decorreram respetivamente numa Unidade de Cuidados Intensivos, num Serviço de Urgência e numa Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos. Ao longo do relatório serão abordados de forma crítico-reflexiva os objetivos delineados para cada módulo de estágio, bem como as atividades e as competências desenvolvidas. Este encontra-se estruturado da seguinte forma: no primeiro ponto é apresentada a revisão sistemática da literatura realizada bem como as suas implicações para a enfermagem; no segundo é feita a caracterização dos locais de estágio e a descrição e análise do percurso efetuado em cada um dos módulos, tendo em conta os objetivos delineados. No último ponto, apresentamos uma breve conclusão, onde realçamos a importância das competências desenvolvidas para a prática e onde referimos as implicações do relatório para a prática, para o ensino e para a investigação. Serão ainda referidos ao longo da descrição dos módulos, e apresentados como apêndices, alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos estágios, bem como a frequência de congressos e ações de formação. O eixo condutor que esteve subjacente aos três estágios prendeu-se com a promoção do conforto da pessoa, relacionando com a Teoria do Conforto de Kolcaba e com a Teoria do Cuidado de Jean Watson. Os estágios permitiram novas experiências, proporcionaram excelentes momentos de aprendizagem e de contacto direto com pessoas nas mais diversas situações e trouxeram conhecimentos relevantes, contribuindo assim para a aquisição e a mobilização de saberes na área de especialização em enfermagem médico-cirúrgica, e o desenvolvimento de um raciocínio analítico e crítico, permitindo assim o desenvolvimento de competências especializadas. O cuidado à pessoa foi então baseado numa prática critico-reflexiva, nas teorias de enfermagem e na evidência científica. Este relatório permitiu uma reflexão sobre as práticas e sobre as competências desenvolvidas.
Nursing education plays a central role in the construction and development of nurses in providing quality care, inherent to the technological and scientific evolution and to the changes in people's needs. Nursing specialization becomes an important asset because it allows a combination of the acquired knowledge with the development and certification of scientific, technical, relational and emotional specialized skills. This Report aims to describe the route performed during the internship under the 5th Master's Degree in Nursing and Specialization in Medical-Surgical Nursing, at the Institute of Health Sciences, Portuguese Catholic University of Lisbon, between 2012 and 2013. This internship took place at tree places: in an Intensive Care Unit, an Emergency Department and a Community Support Team for Palliative Care. Throughout the report will be addressed the objectives, outlined for each stage module, in a critical and reflective way, as well as the activities and skills developed. This is structured as follows: the first chapter presents a systematic review of the literature and its implications for nursing; in the second chapter we characterize the dynamics and organization of team and describe and analyze the route performed in each, taking into account the objectives outlined. In the last chapter, we present a brief conclusion, which emphasize the importance of the skills developed for practice and highlight the implications of the report for practice, teaching and research. Also, some of the work developed in each internship field will be presented as appendices, and important papers cited in the report will be presented as attachments The guiding thread that was behind the internship was related with the promotion of comfort to the person, relating to the Theory of Kolcaba Comfort and Care Theory of Jean Watson. Internships allow new experiences, providing excellent moments of learning and direct contact with people in all kinds of situations and bring relevant knowledge, thus contributing to the acquisition and mobilization of knowledge in the area of expertise and to the development of reasoning, analytical and critical skills, thus allowing the development of expertise. The person’s care was based on a critical and reflective practice, in nursing theories and evidence. This report allows a reflection over the practices and the skills developed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16667
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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