Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16473
Título: Concepção e criação de criaturas alienígenas para videojogos
Autor: Pinho, Joana Mendes
Orientador: Sá, Cristina
Kunz, Sahra
Megre, Ricardo
Palavras-chave: Criaturas
Alienígena
Verosimilhança
Concepção
Animais
Anatomia
Comportamentos
Criação
Videojogos
Limitações
Creatures
Alien
Believability
Concept
Animals
Anatomy
Behavior
Creation
Videogames
Limitations
Data de Defesa: 2012
Resumo: Esta dissertação aborda o processo de construção de criaturas alienígenas para videojogos. Este processo engloba duas fases distintas, embora profundamente ligadas: uma de concepção e outra de criação da criatura. A concepção tem como direcção a verosimilhança do animal. Esta direcção foi estabelecida com base nos pensamentos de artistas da área e contextualizada com a análise a quatro criaturas de dois autores: Greg Broadmore, a principal referência de concepção de criaturas para o projecto final de Mestrado em Animação por Computador e Wayne Barlowe, um pintor de ficção científica e fantasia, cujos trabalhos estão presentes no documentário “Alien Planet” (Lespinois, 2009). Na reunião de vários factores, para a criatura ser plausível são introduzidos alguns princípios para o estudo da anatomia e comportamentos dos animais. Na criação de criaturas para videojogos existe uma alteração de prioridades dadas as limitações nos videojogos que se prendem com a geração de gráficos em tempo real. Estas limitações influenciam a concepção de criaturas para questões mais técnicas ligadas ao meio. Para compreender esta mudança serão analisados alguns exemplos da história da aplicação de criaturas alienígenas aos videojogos, nomeadamente: “Space Invaders” (Nishikado, 1978), “Metroid” (Nintendo, 1986), “Aliens” (Konami, 1990), “Half-Life 2” (Valve , 2004), “Halo 3” (Bungie, 2007), “Mass Effect” (Bioware, 2007) e “Spore” (Maxis, 2008). Por fim, em conjunto com a dissertação foi desenvolvido o projecto final “Twin Paradox”. Este é um jogo de computador que conta a história de Matt Lightspear e Paige Lenora, dois tripulantes que vão parar a um planeta alienígena e terão que sobreviver aos seus perigos com os poucos recursos que têm. Dadas as características do projecto foi necessário desenvolver três criaturas alienígenas, cujo processo complementa a problemática levantada na dissertação.
This dissertation is about the process of creating alien creatures for videogames. This process revolves around to distinct phases, one of conceptualization and another of actually creating the creature. The main direction behind the concept of an alien animal is its believability. This direction was established based on the thoughts of several artists on the subject. Two of these artists were of special importance: Greg Broadmore, being the main influence for the final project of the Master’s degree in Computer Animation and Wayne Barlow, a science fiction and fantasy painter whose work has inspired the documentary “Alien Planet” (Lespinois, 2009). Many factors were kept in mind for the creation of a plausible animal, some of them relating to their anatomy and behavior. For videogames some priorities have to be changed due to some technological limitations. Some of these limitations have an influence on the way the creatures are made. To better understand this, some examples from the history of game creature design will be studied. The games that will be analyzed in this regard are: “Space Invaders” (Nishikado, 1978), “Metroid” (Nintendo, 1986), “Aliens” (Konami, 1990), “Half-Life”(Valve, 2004),”Halo 3”(Bungie, 2007), “Mass Effect” (Bioware, 2007) and “Spore” (Maxis, 2008) Lastly, parallel to the writing of this dissertation, the final project “Twin Paradox” was developed. This project is a video game that tells the story of Matt Lightspear and Paige Lenora, two crew members of a space mission that will bring them to an alien planet where they will have to learn to survive many dangers. For this project three different alien creatures were created. That process complements the main topic of this dissertation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16473
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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