Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16469
Título: Direção de fotografia em visualizações arquitetónicas fotorrealistas
Autor: Sequeira, Fábio da Costa
Orientador: Kunz, Sahra
Megre, Ricardo
Data de Defesa: 2012
Resumo: As visualizações arquitetónicas fotorrealistas têm sido usadas na área da arquitetura como uma forma de apresentar os projetos e analisar o seu design, auxiliando também o desenvolvimento dos mesmos. A possibilidade de simular ambientes que permitem aos arquitetos e clientes visualizar uma representação do projeto e da sua envolvente veio oferecer grandes vantagens e progressos nesta área que está em constante evolução. A indústria do CG (computer generated) tem evoluído a grande velocidade e os seus artistas têm acesso a ferramentas e processos cada vez mais especializados que permitem uma liberdade criativa total A evolução das imagens criadas nas visualizações arquitetónicas fotorrealistas surge em paralelo com a evolução do CG, havendo cada vez mais exemplos de artistas que criam imagens com um nível de fotorrealismo enorme sendo difícil às vezes distinguir estas imagens de fotografias reais. De entre estes artistas sobressaem nomes como Alex Roman, criador da animação CG The Third and the Seventh, que foi certamente a maior referência para o projeto final desenvolvido ao longo do segundo ano de Mestrado, a visualização arquitetónica fotorrealista The House of Light realizada em conjunto com a colega de Mestrado Joana Sobrinho Maduro. O objetivo do projeto The House of Light foi a criação de uma animação CG que representasse o decorrer de um dia numa moradia unifamiliar em Monte Córdova, o projeto de arquitetura escolhido, usando características da linguagem cinematográfica. Sendo o responsável pela direção artística em The House of Light, surgiu a proposta de ter como objeto de estudo na Dissertação os elementos da direção de fotografia em visualizações arquitetónicas fotorrealistas. A presente Dissertação pretende então analisar estes componentes através do estudo e análise de visualizações arquitetónicas fotorrealistas, referindo também a direção de fotografia no cinema e transpondo sempre que possível essa informação para as visualizações arquitetónicas. Será também explicada a forma como estes elementos da direção de fotografia foram usados no desenvolvimento do projeto final como forma de não só aumentar o realismo das imagens mas também obter um resultado com características mais artísticas.
Photorealistic architectural visualizations have been used in architecture as a way of showcasing projects, analyzing their design and also of helping at the creative process of these projects. Great advantages have come to this industry that is constantly evolving with the possibility of simulating environments that make it possible for architects and clients to visualize a representation of the projects and its surroundings. CG (computer generated) Industry has been evolving at great speed and the tools and processes available for its artists are getting increasingly more specialized, which leads to total creative freedom. The evolution of the images created in photorealistic architectural visualizations have developed in parallel to the evolution of CG and there are increasingly more artists that can create images that make it hard to tell if they are real photographs or computer generated images. Amongst these artists names like Alex Roman pop up, creator of the CG animation The Third and the Seventh which was certainly the biggest reference for the final project, the photorealistic architectural visualization The House of Light done in partnership with the Masters student Joana Sobrinho Maduro. The goal of the project The House of Light was to create a CG animation that represents the course of one day in a house in Monte Córdova, the chosen architectural project, using elements of cinematographic language. Being in charge of the artistic direction in the project The House of Light, the present Dissertation was used to study the elements of direction of photography in photorealistic architectural visualizations, analyzing the direction of photography in cinema as well and transposing that information to the architectural visualizations. Also, the way that these elements were used in the making of the final project will be studied as not only a way to achieve more photorealism but also as a way to have more artistic characteristics in the final outcome.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16469
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.