Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16465
Título: Fotorrealismo : iluminação indireta para visualizações de arquitetura 3D
Autor: Maduro, Joana Sobrinho
Orientador: Sá, Cristina
Megre, Ricardo
Palavras-chave: Computação gráfica
Iluminação
Fotorrealismo
High dynamic range
Computer graphics
Lighting
Data de Defesa: 2012
Resumo: Nas duas últimas décadas, o processamento de imagens fotorrealistas de objetos 3D tem sido uma forte aposta no campo de investigação da computação gráfica. A chave para obter o processamento de imagens realísticas está na simulação do transporte da luz baseados em algoritmos com cálculos fisicamente corretos. Foram precisamente os algoritmos de iluminação indireta os responsáveis por um avanço na qualidade das imagens e da sua semelhança com o mundo real. Este estudo aborda primeiramente os métodos de iluminação direta e indireta com vista à simulação da luz natural e culmina com uma abordagem mais específica da técnica de iluminação baseada em imagens (IBL), que usa valores de luminância do mundo real captados em imagens HDR para iluminar objetos 3D de forma mais natural e realista. O projeto The House of Light, que faz uso de uma obra de arquitetura da autoria do arquiteto Ricardo Azevedo, serve como modelo prático para perceber se a técnica de IBL é a que melhor responde à simulação da luz natural. Neste processo, existem duas principais etapas, a primeira diz respeito à captação da imagem HDR no local onde a casa será construída, a segunda consiste na integração da imagem no software 3D para servir como fonte de iluminação e processamento da imagem. Com base nos resultados obtidos, optou-se por uma outra técnica, aproximada ao IBL, mas que contorna alguns problemas derivados desta ferramenta, cujo workflow poderá ser adotado para a simulação natural em visualizações de arquitetura 3D.
In the last two decades processing photorealistic 3D object images has been widely researched in the field of Computer graphics. Light transport simulation based on Physichally correct algorithms is the key in processing realistic images. Indirect light algorithms were responsible for the development of the quality of image and its resemblance with the real world. This essay begins with studies of both direct and indirect lighting methods, based on natural light simulation and finishes with an approach more specific of image based lighting techniques, that uses lighting values from the real world captured in HDR images in order to light 3D objects in a more natural and realistic way. The project The House of Light uses the architectural work by Ricardo Azevedo (a project of a house in Monte Córdova, Santo Tirso) and serves as a practical model in order to understand if the IBL technique is the one who is best suited to create natural light simulation. In this process there are two main stages. The first one refers to the capture of HDR images in the location where the house will be built. The second stage consists in the integration of 3D software to serve as lighting source, and image processing. Based on the obtained results, we will study another technique, called sIBL, which is close to IBL but that surpasses some problems derived from the tool whose workflow might be adopted to natural simulation in 3D architecture visualizations.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16465
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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