Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16464
Título: Direção de fotografia e composição : o paradoxo da dualidade no seio da unidade
Autor: Guiomar, André Filipe Pinho
Orientador: Ferray, Jenny
Ruiz, Carlos
Palavras-chave: Dualidade
Paradoxo
Unidade
Imagem
Direção de Fotografia
Data de Defesa: 3-Mai-2012
Resumo: A direção de fotografia desempenha um papel preponderante na produção, significação e consequente relação externa da obra cinematográfica. As constantes evoluções e revisitações do cinema exigem hoje, da imagem, mais do que um mero meio que procura reproduzir as ideias e imaginário de um realizador. Através de uma análise teórica que atravessa a fotografia, pintura e o cinema, demonstram-se mecanismos e métodos que são úteis no trabalho do diretor de fotografia, servindo de pano de base à construção de sentido visual. Procurar-se-á nesta dissertação perceber as dualidades que estas técnicas permitem originar e de que forma é que esses contrastes podem ser aplicados na produção de uma obra cinematográfica, mantendo a sua unidade e potenciando o(s) seu(s) sentido(s). Esta demanda assenta também no estudo e reflexão do meu trabalho enquanto diretor de fotografia no filme Entre Margens, produzido no âmbito do mestrado em Cinema e Audiovisual da Universidade Católica Portuguesa, e que é dissecado ao longo da mesma.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16464
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - André Guiomar.pdf3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.