Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16462
Título: Estudo e intervenção de uma pintura de Uiso Alemany
Autor: Mendes, Cláudia Susana da Cunha
Orientador: Calvo, Ana
Palavras-chave: Uiso Alemany
Arte contemporânea
Conservação
Hidrolise ácida
Reservas alcalinas
Contemporary art
Conservation
Acid hydrolysis
Alkaline reserves
Data de Defesa: 2012
Resumo: A conservação de arte contemporânea implica uma abordagem de certa forma distinta, da utilizada na arte antiga. Para além das diferenças existentes nos materiais empregues, problemáticas como a atitude e intensão do artista face ao perdurar da sua obra, colocam questões que continuam a suscitar alguma controvérsia no que concerne à metodologias de intervenção. No entanto existem determinadas patologias que se apresentam como transversais às pinturas de ambas as épocas. Pretende-se dar a conhecer, a intervenção realizada numa pintura contemporânea de grande formato, do artista plástico espanhol Uiso Alemany. Aquando do processo de conservação e restauro, verificou-se que a principal degradação da pintura estava diretamente relacionada com a hidrólise ácida da fibra têxtil, situação que também poderia ocorrer numa pintura antiga. Nesse sentido, foram estudados diversos sistemas de estabilização da acidez, através da criação de reservas alcalinas. Tendo em atenção que é o tipo de obra que determina o sistema mais adequado, concluiu-se que neste caso em concreto, a melhor opção seria a utilização de um sistema não aquoso.
The conservation of contemporary art implies an approach someway distinct of the one used in ancient art. In addition to the different materials used, questions as the attitude and intention of the artist concerning the preservation of his work, raise issues that continue to create controversy regarding intervention methodologies. Regardless, we can still find common pathologies on paintings of both eras. We intent to describe, the restoration that took place, in a large format contemporary painting, from the Spanish artist Uiso Alemany During the process, we were able to determine, that the main degradation present in the painting, was directly related to the acid hydrolysis of the textile canvas, a situation that could also occur on an old paint. In this sense a study was done about several acidity treatment systems, through the creation of alkaline reserves. Having in mind that it is the type of painting, that determines the most appropriate system, we concluded, in this particular case, that a non aqueous system would be the most indicated.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16462
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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