Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16401
Título: A pessoa em situação crítica em diferentes contextos de enfermagem
Autor: Carvalho, Liliana Sofia de Sousa
Orientador: Rego, Amélia
Data de Defesa: 19-Abr-2013
Resumo: O Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica tem como objetivo a aquisição de competências para a prestação de cuidados ao doente em situação crítica. Assim, tornou-se fundamental a realização de um Estágio que se dividiu em três Módulos que se desenvolveram em Unidade Cuidados Intensivos, em Unidade de Cuidados Intermédios e em Serviço de Urgência. Neste contexto surgiu o Relatório de Estágio que é um conjunto de informação organizada que pretende refletir, o conhecimento e a aprendizagem resultante ao longo desse período e o contributo específico de cada Módulo de Estágio para o meu desenvolvimento pessoal e profissional bem como para todos os profissionais que me acompanharam neste percurso. A realização deste relatório pretende enunciar e refletir criticamente as competências adquiridas e desenvolvidas no decorrer do Estágio, refletir sobre a prática do Enfermeiro Especialista, demonstrar o percurso e as atividades executadas na aquisição de competências e cumprir um parâmetro de avaliação. Procuro assim apresentar o crescimento, desenvolvimento e as aprendizagens efetuadas, demonstrando o caminho percorrido através de pesquisa, das experiências e da análise crítico-reflexiva decorrente do Estágio. Como tal seguiu-se uma metodologia descritiva e reflexiva onde descrevo as competências adquiridas, bem como as atividades delineadas para a concretização das mesmas. O Enfermeiro Especialista desenvolve uma prática cada vez mais competente, através da aquisição de competências no sentido de optimizar os cuidados prestados, como tal é necessário interligar o saber, saber fazer e o saber ser, contemplando acima de tudo os valores pessoais e profissionais e respeitando o doente/família como ser biopsicossocial que é. Ao longo deste percurso senti dificuldades que foram ultrapassadas com o apoio da Professora Orientadora e dos Tutores. Estas tornaram-se desafios enriquecedores que me permitem afirmar que os ganhos pessoais e profissionais foram imensos, na medida em que conheci realidades diferentes e aprofundei conhecimentos que me possibilitaram adquirir novas competências. A vivência de diferentes realidades permite compreender e aferir necessidades, refletir na prática e reconhecer perspetivas em comum, estabelecendo bases de trabalho que permitam desenvolver a continuidade e a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados.
The Specialization in Medical-Surgical Nursing aims to acquire skills to provide patient care in critical condition. Thus, it became critical to conduct an internship that was divided into three modules that were developed in the Intensive Care Unit at Intermediate Care Unit and Urgency Service. In this context came the Report Stage which is a set of organized information that aims to reflect the resulting knowledge and learning throughout this period and the specific contribution of each Training Module for my personal and professional development as well as all the professionals that I followed this route. The completion of this report is intended to outline and critically reflect skills acquired and developed during the internship, reflecting on the practice of the Nurse Specialist, show the route and the activities performed in skills and meet an assessment parameter. Seeking well present the growth, development and learning carried out, showing the path through research, experience and analysis of critical-reflexive due to the Stage. As this was followed by a descriptive and reflective methodology which describe the skills acquired, as well as the activities outlined for achieving the same. The Specialist Nurse develops a care practice more responsible, through the acquisition of skills in order to optimize the care provided, as this is needed to link the knowledge, skills and knowledge to be, considering above all the personal and professional values respecting the patient/family as a biopsychosocial being what it is. Along this route you felt difficulties were overcome with the support of Professor Advisor and Tutors. These became enriching challenges that allow me to say that the gains were huge personal and professional, as I met different realities and deepened knowledge that enabled me to acquire new skills. The experience of different situations allows us to understand and assess needs, reflect on practice and recognize common perspectives, establishing a working basis in order to develop the continuity and quality of nursing care provided.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16401
Aparece nas colecções:ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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