Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16388
Título: Supervisão pedagógica : uma experiência revisitada
Autor: Sousa, Maria Ernestina Costa
Orientador: Palmeirão, Cristina
Palavras-chave: Supervisão
Reflexão
Colaboração
Formação
Avaliação
Supervision
Reflection
Cooperative work
Development
Evaluation
Data de Defesa: 23-Jul-2014
Resumo: No âmbito do novo sistema de avaliação do desempenho docente, surge uma experiência de supervisão que desencadeou uma reflexão introspetiva e dinâmica sobre um percurso pessoal e profissional e sobre os quadros normativos e teóricos que sustentam e explicam o processo supervisivo. Neste sentido foram evocadas e comparadas em simultâneo duas experiências de supervisão com dois papéis diferentes: a supervisão na formação inicial (estágio) no papel de avaliada e a supervisão na avaliação do desempenho docente, no papel de avaliadora (relatora). Através de uma narrativa em estilo biográfico e à luz dos principais pressupostos teóricos sobre supervisão, relevo a importância do trabalho colegial e colaborativo, na partilha de experiências e saberes, bem como na reflexão contínua interpares de forma a que avaliação seja (re)pensada numa perspetiva mais de formação do que regulação (controlo). Finalmente, a escola é o espaço por excelência onde essa formação pode e deve ser desenvolvida em prol do desenvolvimento profissional de cada docente, da instituição e dos alunos. Uma escola em mudança é uma escola em formação permanente.
Under the new system of teacher performance assessment comes a supervisory experience which gave rise to a dynamic and introspective reflection on a personal and professional journey and on the normative and theoretical frameworks that underpin and explain the supervisory process. To that end two experiments with two different supervisory roles were simultaneously considered and compared: supervision during initial training (internship) as a trainee, and supervision as a teacher-trainer assessing teachers (supervisor). Using a biographical narrative and bearing in mind the main theoretical assumptions with regards to supervision, it is important to highlight mutually cooperative work, sharing experiences and knowledge, as well as a continuous debate so that the focus of evaluation can be shifted from mere supervision to proper professional development. In conclusion, the school is the obvious place for this training to promote teachers’ students’ and institutions’ development. A changing school is a developing school.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16388
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório reflexivo-março 2014.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.