Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16334
Título: Formas integradas de reabilitar : o caso da iniciativa Terra Amada em Vale de Papas
Autor: Duarte, Ricardo Jorge Santos
Orientador: Pinho, Ana
Veríssimo, Céline
Palavras-chave: Reabilitação
Habitação
Projeto Participativo
Arquitetura sem Arquiteto
Arquitetura Vernacular
Rehabilitation
Housing
Participatory Design
Architecture without Architect
Vernacular Architecture
Réadaptation
Bricolage
Participative design
L’architecture sans architecte
L’architecture vernaculaire
Data de Defesa: 29-Dez-2014
Resumo: Este relatório refere-se à prova final vertente estágio, desenvolvida segundo o tema Design e Planeamento Participativo. O estágio desenvolveu-se durante a 2ª edição da Iniciativa Terra Amada (ITA) - de Fevereiro de 2014 a Agosto de 2014. Esta Iniciativa foi criada em 2012 pelo Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa, coordenada pela Professora Doutora Ana Pinho. Este é um projeto participativo e integrado para a reabilitação e o combate ao despovoamento rural. Em conjunto com empresas patrocinadoras, município, juntas de freguesia, associações profissionais e 60 voluntários - estudantes e estagiários, nacionais e internacionais - realiza várias obras de apoio à população e ao desenvolvimento local em aldeias remotas e carenciadas no distrito de Viseu. O carácter participativo e integrado na ligação da Universidade à população e outros parceiros, bem como a participação inter-geracional, ao longo do processo, sugere por um lado, uma análise critica sobre o papel social do arquiteto e, por outro, a discussão sobre a arquitetura vernacular e processos de autoconstrução do habitat humano. Por esta razão a contextualização teórica da minha prova final inclui os seguintes temas: Planeamento Participativo, Arquitetura sem Arquiteto − Arquitetura Vernacular. O meu estágio consistiu na reabilitação de três currais convertidos em habitação e atelier. Este processo envolveu as seguintes fases: (a) diagnostico participativo da aldeia; (b) definição do programa de reabilitação da intervenção; (c) projeto de arquitetura; (d) angariação de materiais de construção e de mão-de-obra especializada; (e) angariação de voluntários para a construção de obra; (f) direção de obra; e (g) gestão logística. A dinâmica aplicada, participativa e integrada deste estágio permitiu não só a aquisição de um vasto leque de competências profissionais da arquitetura, mas também a percepção da complexidade de obras baseadas no mecenato e voluntariado, bem como, das dificuldades enfrentadas pela população cada vez mais envelhecida das aldeias portuguesas. A proximidade com a obra desenvolvida durante este estágio expôs evidências que materializam a teoria na prática - ajuda mútua, utilização dos materiais locais, ensino aplicado e reabilitação do património.
This report refers to the final training course event, developed according to the theme Design and Participatory Planning. The training course developed during the 2nd edition of the Iniciativa Terra Amada (ITA) - from September 2013 to August 2014. This Initiative was created in 2012 by the Integrated Master’s Degree in Architecture from the Portuguese Catholic University, coordinated by Professor Ana Pinho (PhD). This is a participatory and integrated project for the rehabilitation and fight against rural depopulation. In conjunction with sponsoring companies, the municipality and 60 volunteers - students and trainees, nationals and internationals, perform various constructions to aid the population and local development in remote and deprived villages in the district of Viseu. The participative and integrated nature of the population in connection to the university and other partners, as well as inter-generational participation, throughout the process, suggests on the one hand a critical analysis about the social role of the architect and on the other, the discussion on vernacular architecture and processes of self-construction of the human habitat. For this reason the theoretical context of my final exam includes the following themes: Participatory Planning, Architecture without Architect - Vernacular Architecture. My internship consisted of the rehabilitation of three barns converted into housing and studio. This process involved the following stages: (a) participatory diagnosis of the village; (b) definition of the rehabilitation’s program of the village; (c) project of architecture; (d) raising of construction materials and skilled labor; (e) finding volunteers for construction work; (f) direction of work; and (g) management strategy. This training course’s applied, participative and integrated dynamic, not only allowed the acquisition of a wide range of professional competencies of architecture, but also the perception of the complexity of building sites based on patronage and volunteering, as well as the difficulties faced by the increasingly aging population of Portuguese villages. The proximity with the developed enterprise during this training, exhibited evidence substantiating the theory in practice - mutual aid, use of local materials and applied teaching.
Ce rapport fait référence à l’étape de brin de test ultime, développé en fonction de la conception de thème et de la planification participative. Le stade développé au cours de la 2e édition de l’Initiative Aimé Terre (ITA) - Février 2014 to Août 2014 Initiative a été créée en 2012 par le maître en architecture de l’Université catholique, coordonné par le professeur Ana Pinho. Il s’agit d’un projet participatif et intégré pour la réhabilitation et la lutte contre l’exode rural. En collaboration avec les sociétés partenaires, comté, les conseils paroissiaux, les associations professionnelles et les 60 bénévoles - étudiants et stagiaires, nationaux et internationaux - effectue divers travaux pour soutenir la population et le développement local dans les villages reculés et défavorisés dans le district de Viseu. La nature participative et intégrée de la liaison à la population de l’Université et d’autres partenaires, ainsi que la participation intergénérationnelle, tout au long du processus, suggère d’une part, une analyse critique sur le rôle social de l’architecte et, d’autre part, le débat sur l’architecture vernaculaire et processus d’auto-construction de l’habitat humain. Pour cette raison, le contexte théorique de mon examen final comprend les thèmes suivants: la planification participative, l’architecture sans architecte - architecture vernaculaire. Mon stage consistait en la réhabilitation de trois granges transformées en logements et en studio. Ce processus a impliqué les étapes suivantes: (a) un diagnostic participatif du village; (B) la définition de l’intervention du programme de réhabilitation; (C) la conception de l’architecture; (D) des campagnes de matériaux de construction et la main-d’oeuvre, main-d’oeuvre qualifiée; (E) à trouver des bénévoles pour le bâtiment; (F) en direction de travail; et de la gestion (g) de la logistique. La dynamique, participatif et intégré appliqué ce stade non seulement permis l’achat d’une large gamme de compétences professionnelles de l’architecture, mais aussi la perception de la complexité des travaux basés sur les commandites et le bénévolat, ainsi que les difficultés rencontrées par le vieillissement de la population des villages portugais. La proximité au travail développé au cours de cette étape présentait des signes étayer la théorie à la pratique - l’entraide, l’utilisation de matériaux locaux, l’éducation et la réhabilitation du patrimoine appliquée.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16334
Aparece nas colecções:DACT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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