Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16309
Título: Passos de enfermagem na comunidade capacitar para vidas de qualidade
Autor: Ribeiro, Márcia Andreia da Silva Ribeiro
Orientador: Magalhães, Norminda
Data de Defesa: 24-Mai-2013
Resumo: As etapas do Planeamento em Saúde foram aplicadas nos Estágios de Enfermagem Comunitária do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto, no período de Abril de 2011 a Fevereiro de 2012. No Módulo I realizou-se um Diagnóstico de Situação de Saúde na área da Diabetes, aplicou-se um formulário a utentes diabéticos/não diabéticos do Agrupamento de Centros de Saúde – Porto Oriental, institucionalizados em Lares e Centros de Dia e a utentes diabéticos inscritos na Unidade de Saúde Familiar Faria Guimarães. A Gestão do Regime Terapêutico da Diabetes, nomeadamente a alimentação, o exercício físico, a auto-vigilância da glicemia capilar, a auto-vigilância do pé e a vacinação, foram áreas priorizadas. No Módulo II implementaram-se projetos a utentes diabéticos na Unidade de Saúde referida. Na avaliação do projeto “Diabetes, Não és uma Pedra no meu Sapato!”, concluiu-se que 34,15% dos utentes adquiriram conhecimentos e habilidades de vigilância do pé. 71,4% passaram de médios para bons cuidados aos pés; 14,81% passaram de maus para médios cuidados e 37,03% passaram de maus para bons cuidados. No projeto “Diabetes, Viver no Equilíbrio!”, 45,71% dos utentes adquiriram conhecimentos e habilidades de auto-vigilância de glicemia capilar. Foram, ainda, desenvolvidos projetos em grupo: “Pela sua Saúde, Vacine-se!” em que 58,8% dos utentes passaram para adesão à vacinação demonstrada e 100% adquiriram conhecimentos sobre vacinação e, no “Workshop sobre a Diabetes - Dia Mundial da Diabetes”, informou-se a população de Paranhos sobre a alimentação, o exercício físico, os cuidados aos pés e a vigilância da glicemia capilar. O trabalho desenvolvido foi apresentado a 77,3% dos profissionais da equipa multidisciplinar, dando a conhecer o processo realizado e a sua avaliação. No Módulo III implementou-se o projeto “Diabetes: Prevenir para Não Remediar!” nos utentes do Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora do Calvário e do Centro Social do Cerco do Porto da Obra Diocesana de Promoção Social, verificando-se que 100% adquiriram conhecimentos sobre alimentação, exercício físico, auto-vigilância da glicemia capilar e pé. No último local, nas consultas de enfermagem adquiriram habilidades de auto-vigilância dos pés e da glicemia capilar. No projeto “Crianças com + Saúde = Crianças + Desenvolvidas”, direcionado aos profissionais da Creche e Infantário constatou-se que 88,23% adquiriram conhecimentos sobre necessidades de saúde, de alimentação, de higiene e de sono e habilidades sobre formas de atuação em situações de doença, urgentes/emergentes nas crianças. O projeto “Supervisão em Enfermagem, Uma Luz para Encaminhar” permitiu acompanhar alunos do 2.º ano, da referida Universidade, no seu primeiro ensino clínico, sendo que 100% adquiriram competências instrumentais, interpessoais, profissionais, académicas, crítico-reflexivas e de trabalho em equipa. Todos os projetos tiveram adesão significativa e o Relatório de Enfermagem Comunitária pretende espelhar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de Enfermagem.
The steps of the Health Planning were implemented in Stages of Community Nursing of the Master Course in Community Nursing at the Institute of Health Sciences at the Catholic University of Porto, in the period April 2011 to February 2012. In Module I was carried out the Diagnostic Health Situation in Diabetes, by applying a questionnaire to patients diabetic/nondiabetic registered in Grouping Centers of Health – Porto Oriental, people institutionalized in Homes Care and Day Centres and in patients with Diabetes registered in the Health Unit Familiar Faria Guimarães. The management of the therapeutic regimen in Diabetes, namely nutrition, exercise, self-monitoring of blood glucose, foot and vaccination were the priority areas in this form. In Module II were implemented projects in diabetic patients registered in the Health Unit Familiar Faria Guimarães. After the evaluation of the project "Diabetes, you are not a stone in my shoe!", it was concluded that 34,15% of patients acquired knowledge and skills of surveillance of the foot. Regarding to the care with the feet: 71,4% went from average to good; 14,81% went from bad to average and 37.03% went from bad to good care. In the project "Diabetes, living in balance!" 45,71% of patients acquired knowledge and skills of self-monitoring blood glucose. Were also developed group projects: "For your health, get vaccinated!", where 58,8% of patients came for adherence to demonstrated vaccination and 100% learned about vaccination. The "Diabetes Workshop - World Diabetes Day" served to inform the population of Paranhos about nutrition, exercise, care with the feet and capillary glucose monitoring. The work was presented to 77,3% of professionals in the multidisciplinary team, providing information about the process and its evaluation. In Module III was implemented the project "Diabetes: prevention not to remediate!" on users of the Social Centre of the Paróquia of Nossa Senhora of Calvário and in the Social Centre of the Bairro of Cerco of Port of Diocesan Social Work Promotion, verifying that 100% of the people learned about nutrition, exercise, self-monitoring of blood glucose and foot. In last place, in clinical nursing skills acquired self-monitoring of blood glucose monitoring and foot. In the project "Children with + health = Children + developed", aimed at professionals in the Nursery and Kindergarten was found that 88,23% learned about health needs, nutrition, hygiene and sleep and skills on how to work in disease situations urgent/emergent in children. The "Supervision in nursing, a light to forward!" allowed the monitoring of the second year students of that University, in its first clinical training, were 100% acquired skills instrumental, interpersonal, professional, academic, critical, reflective and teamwork. All projects have significant adesion membership and the Report of Community Nursing intends to mirror the gains in health sensitive to nursing care.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16309
Aparece nas colecções:ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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