Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16246
Título: Relatório de actividade clínica
Autor: Dias, Paulo André Martins
Orientador: Mendes, Rui Amaral
Data de Defesa: 9-Jan-2014
Resumo: A Medicina Dentária é uma ciência médica que envolve a prestação de cuidados de saúde ao nível da cavidade oral, maxilares e estruturas ancas. O seu exercício visa o diagnóstico das mais diversas patologias que comprometem o normal funcionamento dessas estruturas e, portanto, do corpo humano. O seu leque de atuação é vasto, as terapêuticas efetuadas têm como intuito a prevenção e o tratamento. A cárie, as doenças periodontais, a desarmonia dento-maxilar, as disfunções temporo-mandibulares, são só algumas das unidades onde esse trabalho é feito. A estética, aliada à função, é, cada vez mais, requisito obrigatório por parte do doente. As reabilitações orais extensas são cada vez mais comuns. Assim, deve o aluno, futuro clínico, receber a formação teórica e prática adequada, dispondo dos meios para que a sua prática clínica seja polivalente, crítica e competente. Este trabalho reflete não só a forma como se processa o ensino da Medicina Dentária, na Universidade Católica Portuguesa, como demonstra o funcionamento interno da Clínica Universitária. Assim, através destes dois fatores, serão interpretados os protocolos de atuação em cada área disciplinar e a base teórica que os antecede, e a forma como surge a oportunidade, ao aluno, de os colocar em prática. Foi feita uma análise estatística das diferentes variáveis em estudo, analisando, a distribuição dos pacientes pelos diferentes grupos de trabalho e interdisciplinaridade, nas diferentes áreas disciplinares. A par registaram-se os valores para análise descritiva, onde recolhemos e interpretámos, na amostra (n=63), o número de consultas ao longo das diferentes áreas médico-dentárias. Verificámos que a Medicina Dentária, na Universidade Católica é, maioritariamente, lecionada com base numa componente multidisciplinar. O correto diagnóstico e a relação que o aluno, enquanto operador, consegue estabelecer com o doente, transmitindo-lhe a possível necessidade de cuidados; são as ferramentas base. Daí, a possibilidade de exercício das mais diversas áreas clínicas será tanta quanto a capacidade, num contexto em que exista necessidade de tratamento, do operador alertar e mobilizar o doente.
Dentistry is a medical area which provides services within the field of the stomatognathic system. Its exercise aims at diagnosing varied pathologies which compromise the normal functioning of that system and consequently the human body. Its scope of action is broad the therapies have made the intention to prevention and treatment t. Caries, periodontal diseases, dento-maxilar disharmony, temporomandibular dysfunctions are but some of the units upon which that work is performed. Aesthetics, alongside with function, is increasingly a compulsory requisition from the patient’s side. Extensive oral rehabilitations are more and more common. Thus, the student, a future physician, should receive the necessary theoretical training and have the technical means for his clinical practice to be polyvalent, critical and competent. This paper reflects not only the way the teaching of Dentistry is processed at Universidade Católica Portuguesa, but it also demonstrates the internal functioning of the University’s Clinic. Therefore, through these two factors, we will interpret the performance protocols, in each disciplinary area and the theoretical basis preceding them, as well as the way the opportunity arises for the student to put them into practice. A statistical analysis of the different variables at study was carried out, analyzing the distribution of the patients throughout the different work groups and interdisciplinarity within the varied disciplinary areas. Simultaneously the values were registered for descriptive analysis, where we collected and interpreted, on sample (n=63), the number of appointments throughout the different areas of dentistry. We have concluded that Dentistry at Universidade Católica is mainly taught on a multidisciplinary component basis. The correct diagnosis and the relationship which the student, as an operator, manages to establish with the patient, transmitting the need for medical care, are the base tools. Hence the possibility to exercise the most varied clinical areas will be as much as the capacity of the operator to alert and mobilize the patient in a context in which treatment is needed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16246
Aparece nas colecções:DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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