Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16103
Título: Conceção e avaliação de um instrumento vídeo sobre autocuidado e reabilitação em pessoas com lesão vértebro medular
Autor: Garcia, Catarina Isabel dos Reis Silva
Orientador: Martins, Teresa
Data de Defesa: 2014
Resumo: A Lesão Vértebro Medular (LVM) determina uma alteração neura motora irreversível com défices motores e necessidade de autocuidado permanentes. Quando num contexto de curta duração do internamento em reabilitação, a pessoa com LVM vê reduzido o potencial de reabilitação das capacidades motoras remanescentes. Devem procurar-se formas concretas de obviar a esta limitação, promovendo assim o potencial de reabilitação. O advento e a familiarização da sociedade com as novas tecnologias e interfaces de divulgação de informação via internet permitiram o complemento das tradicionais intervenções educacionais em saúde por novos mecanismos, também da responsabilidade dos profissionais de saúde. Estas tecnologias permitem sustentar um trabalho continuado e à distância, permitindo maior acesso aos cuidados a pessoas com disfunção neuromotora. Dando resposta a uma lacuna de instrumentos de vídeo para instrução ou treino das técnicas de autocuidado e reabilitação motora, desenvolveu-se este trabalho de construção e avaliação do impacto de um instrumento educacional em vídeo para pessoas com LVM. Os vídeos foram concebidos com vista à sua distribuição futura via internet. Esta investigação integrou dois estudos preliminares. No primeiro avaliaram-se as necessidades de informação das pessoas com LVM; em seguida, na posse desses dados, procedeu-se no segundo estudo preliminar, à conceção e validação de conteúdo de um conjunto de vídeos educacionais dirigidos a esta população. O estudo principal é um estudo quantitativo quasi-experimental que serviu a avaliação do impacto do instrumento de vídeo produzido quanto a ganhos em habilidades e ganhos em retenção de conhecimentos num grupo de pessoas com LVM.Os vídeos de demonstração das técnicas em estudo foram: 1) push-up ou elevação de tronco; 2) ortostatismo em mesa de verticalização ou standing-frame; 3) subir e descer passeios em cadeira de rodas; 4) transferência para o carro e de 5) inspirometria de incentivo. A avaliação de impacto do instrumento, ao nível do desempenho, foi realizada por 5 avaliadores independentes que através de uma avaliação cega, dos registos de videogravação dos participantes a executarem as técnicas, mostrou concordância elevada entre pares e ganhos em desempenho motor (p <0,05) associados aos vídeos em todas as técnicas avaliadas. Também se encontrou ganhos em conhecimentos por parte dos participantes do grupo de intervenção. Considera-se que o objetivo do trabalho foi alcançado, porquanto os 5 vídeos de demonstração de técnicas de reabilitação e autocuidado foram úteis aos participantes, os quais, após a intervenção, demonstraram melhor desempenho motor das técnicas e maior retenção imediata de conhecimentos sobre as mesmas. Os resultados deste trabalho refletem a utilidade das novas tecnologias como complemento no treino e ensino de técnicas de reabilitação e autocuidado.
The Spinal Cord Injury (SCI) is a neurologic dysfunction determining irreversible motor impairments and permanent self-care disabilities. A constant economic pressure to diminish internment stays of the patient in rehabilitation centers and frequent early process of hospital discharge determines a lowering in opportunity for recovering all remaining capacities of the patient with SCI. The advent and generalization of new information technologies and new social interfaces through internet are allowing alternative interventions on patient education, which complement traditional professional educational methods. These new technologies support continuity care at a distance, positively influencing accessibility to information for disabled people. The conception, production and evaluation of modeling videos about self-care and rehabilitation techniques for people with SCI may fill in the existing gap on this kind of intervention. The ultimate goal was to broadcast the videos though a website on the internet, although that dissemination has yet to happen. Two previous studies have taken place: the first identifying health information needs of people with SCI, and the second on the conception and content validation of the modeling videos. The main study focuses on the impact evaluation of the video tool in terms of abilities and knowledge gains for people with SCI. It is a quasi-experimental, pretest/posttest design study to evaluate outcomes among a group of people with SCI. The modeling videos studied were: 1) push-up in wheelchair; 2) standing-frame; 3) training curbs/sidewalk in wheelchair; 4) car transfer from wheelchair; and 5) Incentive spirometry. We found ability gains/motor dexterity (p <0.05) and knowledge gains in all studied techniques among the intervention group. Impact evaluation was conducted by 5 independent researchers/evaluators showing high inter-rater consistency. The “number of previous rehab internments” of the participants was the only independent variable correlating with higher scores of abilities, namely in certain techniques (car transfer, curb training and push-up techniques). We consider to have met our main goal. Our modeling videos were useful to participants, who showed better motor performance and better information retention after watching and training with the videos. Beyond statistical proved gains, participants showed interest and curiosity about modeling videos after becoming aware of their potential as rehab tools. Often participants would ask to watch videos of their own performance in order to improve it. The results of this research reflect the usefulness of new technologies in training and learning self-care and rehabilitation techniques.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16103
Aparece nas colecções:ICS(L) - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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