Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/16015
Título: Literacia da informação e formação de utilizadores na biblioteca escolar : estudo de caso
Autor: Pereira, Maria de Jesus Meira da Costa
Orientador: Nunes, Manuela Barreto
Palavras-chave: Literacia da Informação
Biblioteca Escolar
Professor Bibliotecário
Formação de Utilizadores
Modelo de Pesquisa Big Six
Information Literacy
School Library
Librarian Teacher
Users Training
Big
Data de Defesa: 26-Set-2011
Resumo: Inúmeros estudos advogam que quanto mais e melhor as pessoas lêem melhor será o seu desempenho nas mais diversas tarefas da vida em sociedade e mais elevado será o seu nível de literacia. Na sociedade actual, o acesso e o domínio da informação são desafios importantes que cabe à escola enfrentar. Assim é fundamental que a escola, em articulação com a biblioteca escolar, desenvolva actividades de uma forma concertada e que promova a aquisição de competências hoje fundamentais no domínio da literacia da informação. Neste sentido, a biblioteca escolar surge como um espaço nevrálgico dentro da escola, tornando-se um espaço de aprendizagem aberta. O professor bibliotecário deve proporcionar actividades de formação de utilizadores que permitam aos alunos a utilização adequada dos diferentes recursos que a biblioteca disponibiliza, contribuindo para o desenvolvimento de competências no âmbito da literacia da informação. É neste âmbito que se desenvolve o presente projecto de investigação-acção, cujo principal objectivo é demonstrar que as actividades de formação de utilizadores são vitais para que os alunos adquiram conhecimentos sobre o funcionamento e organização de uma biblioteca e para que aprendam e desenvolvam competências na área da literacia da informação. Para o efeito, e tendo por base um dos modelos de pesquisa adaptado pela rede das bibliotecas escolares, o modelo big six, realizámos um projecto de intervenção junto dos alunos do 5º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viana do Castelo. Através da revisão da literatura e de acordo com os resultados obtidos na aplicação da grelha de observação e das actividades dinamizadas, concluímos que a biblioteca escolar, como espaço promotor de literacia e de apoio aos utilizadores para desenvolvimento de competências, contribui para a aquisição de conhecimentos sobre o funcionamento e organização da informação e proporciona o desenvolvimento de competências inerentes à sua correcta pesquisa e utilização no dia-a-dia, constituindo ainda o percurso necessário na aprendizagem do aluno de modo a alcançar o sucesso educativo. Tendo em conta os dados recolhidos, podemos ainda adiantar que, se a biblioteca escolar delinear um plano ou modelo de pesquisa e envolver toda a escola, consegue atingir os seus objectivos, concluindo-se que a formação de utilizadores no desenvolvimento da literacia da informação é decisiva neste processo.
Several studies claim that the more and the better people read, the better will their performance be in various social areas, as well as their literacy levels. In today’s society, the school has to face important challenges in the areas of accessing and mastering information. Therefore, it is fundamental for the school, in conjunction with the school library, to develop co-ordinated activities and to promote the acquisition of skills that are nowadays fundamental in the field of information literacy. Consequently, the school library is seen as the nerve centre inside the school, thus becoming an open learning zone. The librarian teacher has to provide the users a set of training activities so that the students can access all the different resources available in the library and this way helping to improve the development of skills related to information literacy. This is the scope of this action-research project, whose main purpose is to show that the users training activities are critical to the acquisition of knowledge by the students about the organisation and functioning of a library and to learn and develop skills in the field of information literacy. To this end, and using as a basis one of the research models adapted by the network of school libraries, the big six model, we undertook an intervention project among the year 5 pupils from a school in the district of Viana do Castelo. Through literature review and according to the results obtained by implementing observation grids and activities, we concluded that the school library, regarded as the key driver area and support of all users in the development of their skills, benefits the acquisition of knowledge on the information functioning and organisation. It also provides the development of skills associated with its correct research and everyday use, consequently creating the necessary learning pathway so that the students can achieve their educational success. Taking into account the data collected, we can also anticipate that, if the school library draws a research plan or model and is able to involve all the school, it can achieve its goals, thereby concluding that the users training in the development of information literacy is critical in this process.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/16015
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria J Pereira 2011 Tese de Mestrado.pdf22,05 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.