Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15989
Título: Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
Autor: Vieira, Susete Rocha
Orientador: Alves, José Matias
Palavras-chave: Identidade Docente
Desenvolvimento Profissional Docente
Cultura Docente
Mal Estar Docente
Políticas Educativas
Teacher Identity
Teacher Professional Development
Teaching
Data de Defesa: 23-Jul-2014
Resumo: A profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria.
The teaching profession is defined by periods of time with different ways of being in the teaching carrer, motivated by issues related to teacher identity, professional development, educational policies, teacher culture, school environment and the institution's organizational culture. The current crisis and lingering malaise on teachers leaves little doubt about the need to change the education system. In an attempt to understand the professional identity of teachers, their feelings and attitudes, we applied an open questionnaire with autobiographical features to public school teachers of the third cycle of basic education and of secondary education, focusing on carreer stages, its beginning, its most remarkable episode, and their current feelings on teaching. This was a qualitative study in order to try to understand the perceptions and representations of the surveyed teachers. The sample gathers 62 teachers and 186 texts produced by them. The information provided by teachers was organized into categories and subcategories, allowing the interpretation of the data. Evidence gathered convey the dissatisfaction and disillusionment of teachers towards the current educational crisis, seeming to let this crisis influence their professional practices, and encourage a detachment from improvement projects.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15989
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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