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Título: O processo de integração de um Jardim de Infância Autárquico num Agrupamento de Escolas TEIP : imagens, rostos e identidades
Autor: Santos, Maria Clara de Almeida Matos dos
Orientador: Alves, José Matias
Amorim, José Pedro
Palavras-chave: Jardim de Infância
Imagens Organizacionais
Gestão
Mudança
Reflexão
Aprendizagem
Kindergarten
Organizational Images
Management
Change
Reflection
Learning
Data de Defesa: 21-Jan-2014
Resumo: O presente Relatório tem como objeto de estudo a análise, interpretação e reflexão sobre o processo de integração de um jardim de infância autárquico num agrupamento de escolas de um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Através do recurso a diferentes modelos, teorias e imagens organizacionais, procura-se explicitar o comportamento da instituição e dos fenómenos de ajustamento e mudança desenvolvidos no seu interior, bem como os processos organizacionais de construção, reconstrução e articulação da ação dos agentes educativos. Da análise efetuada sobre as imagens organizacionais de escola presentes nos diferentes contextos, uma autarquia e um Território Educativo TEIP, pretende-se de algum modo verificar de que forma a existência de diferentes imagens e modelos se refletiu na organização da instituição. As escolas devem orientar a sua ação no sentido de um trabalho cooperativo e de equipa, da prestação dos melhores serviços às crianças e famílias, da exigência de qualidade, assentes em processos reflexivos e articulados com a sua missão educativa. A influência das pressões internas e externas exercidas no jardim de infância por dois modelos de gestão diferenciados, uma autarquia e um TEIP, nem sempre são consentâneas com estas indispensabilidades, o que obriga os atores educativos a uma postura de maior consciencialização sobre os desafios que as dinâmicas educativas exigem. É com base numa abordagem metodológica de teor qualitativo, centrada na narrativa autobiográfica que se realiza esta reflexão.
This report has as object of study and analysis, the process of integration of a local kindergarten in a Educational Priority Intervention Territory school cluster. Through the means to different models, theories and organizational images, one’s searches to explain the institution behaviour and the adjustment phenomena and change developed in its interior as well as the organizational process of construction, reconstruction and the connection proceedings with the educational players. From the carried out analysis about school’s organizational images seen in the different contexts, a council and a Educational Territory TEIP, one intends somewhat to verify in what way the existence of different images and organizational models has been shown in the organization of the institution. The educational organizations must have the ability to guide its action in the sense of developing a cooperative and team work, providing the best services to children and families, to meet the requirements of quality, to be based on reflexive and joint procedures with its educational mission. The influence of internal and external pressures exerted on the kindergarten by two distinct models of management, a council and a TEIP, not always are in accordance with these indispensability which forces the educational players to an attitude of greater awareness over the challenges demanded by the educational dynamics. It’s on the grounds of a methodological approach of qualitative nature, focused on the autobiographical narrative that takes place this reflection.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15988
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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