Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15981
Título: Um ambiente virtual de aprendizagem para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Santos, Carla Maria Dias Fernandes Pires Ferreira dos
Orientador: Cardoso, Eduardo Luís
Palavras-chave: Internet
Web 2.0
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ensino Básico
Learning Management System
Primary School
Data de Defesa: 14-Fev-2014
Resumo: No contexto mundial atual, a escola encontra-se cada vez mais empenhada em acompanhar a constante evolução tecnológica e dotar os seus educandos de todas as ferramentas necessárias, não apenas para interpretar o mundo que os rodeia mas numa perspetiva de formação constante, de partilha de saberes e de criação, processos mais do que nunca indissociáveis do indivíduo. Os computadores, a Internet, a Web 2.0, a computação em nuvem, derrubaram os muros da escola. A informação, os conteúdos e os saberes circulam por todo o lado e são adquiridos de variadíssimas formas. Novos lugares de edificação do conhecimento emergem diariamente. As práticas de ensino/aprendizagem necessitam uma restruturação e podem ser melhoradas por intermédio dos mais recentes meios tecnológicos disponíveis nas salas de aula. Este estudo, seguindo as tendências e perspetivas atuais, surgiu pela necessidade de verificar o impacto que teria a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, pensado e desenhado para alunos que frequentam o Ensino Básico. Nesse espaço, os professores e os alunos encontram-se e interagem. Os encarregados de educação têm acesso aos conteúdos disponibilizados e acompanham todas as produções aí efetuadas. A investigação foi realizada junto de uma turma do 3º ano do Ensino Básico, no Liceu Francês do Porto. Procedeu-se à implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem especialmente concebido para a faixa etária entre os 7 e 11 anos, o Iconito école numérique, portal em Open Source. Tratando-se de uma escola francesa, onde a maioria das aulas é lecionada nessa mesma língua, escolheu-se uma plataforma que provém do Hexágono. O presente estudo reveste-se de uma abordagem essencialmente qualitativa. Partindo dos dados recolhidos, a consequente análise permitiu salientar que a implementação de um AVA, junto de crianças do 3º ano do Ensino Básico, apresenta aspetos positivos. Consiste num elemento incontornável para o apoio ao ensino presencial. Contudo, a sua utilização pode certamente ser aperfeiçoada, nomeadamente no tocante à interação entre os intervenientes.
In nowadays world, schools try to follow the constant evolution of technology and to offer their students all the necessary tools, not only to understand the world around them, but also in the purpose of lifelong education, sharing creation and knowledge, and processes more than ever linked to the individual. The computers, the internet, the Web 2.0 and the cloud overpassed the school’s walls. The information, the contents and the knowledge are everywhere and can be learned in many different ways. New places to build knowledge are created every day. The educational practices need to be restructured and can be improved through the most recent technological tools available in the classrooms. This study follows the recent trends and views and came from the need to verify the impact that the use of a Learning Management System could have on primary school children. In this space, teachers and students meet and interact. The parents have access to all the contents available and follow all the work done there. The research was done in a third grade class, at the Lycée Français de Porto. A Learning Management System, especially created for students between 7 and 11 years old, called Inconito école numérique, was implemented and is available in open source. As it is a French school, where most of the classes are taught in that language, the system chosen comes from France. This research is based on a qualitative approach. Starting with the collected data, the analysis shows that the implementation of the LMS has positive aspects on third grade students. It shows to be a necessary element to support traditional education. However, it use can certainly be improved, namely in the interaction between the participants.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15981
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_mestrado_carla_santos.pdf4,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.