Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15956
Título: A comédia física em personagens humanóides na Animação 3D
Autor: Figueiredo, André Tiago da Silva
Orientador: Barbosa, Álvaro
Kunz, Sahra
Data de Defesa: 2009
Resumo: No presente documento analisa-se de forma aprofundada o início da comédia física no cinema de imagem real e as influências que este teve na área do cinema de animação cómico. Esta análise condicionou todo o processo de concepção e realização do filme de animação “Cymbal”, servindo neste momento para ajudar o leitor a ter uma clara percepção do estudo que foi realizado e como este se revelou importantíssimo nas decisões que tinham de ser tomadas. “Cymbal” é uma curta-metragem de animação 3D, realizada inteiramente pelo autor deste texto, no decorrer do ano lectivo de 2008/2009, no âmbito do seu projecto final do Mestrado em Animação por Computador pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto – Pólo da Foz. Este filme trata uma aventura de uns brinquedos num sótão, onde nenhum deles fala, sendo a comunicação feita unicamente de forma física. Este facto implicou uma análise histórica do cinema mudo, com especial enfoque sobre o género da comédia física (através dos géneros de slapstick, vaudeville…) uma vez que a linguagem das personagens de “Cymbal” remete para esse tipo de cinema. Foram igualmente analisados múltiplos exemplos actuais do cinema de animação que permitiram perceber o porquê de algumas personagens possuírem uma atitude cómica quase que inata. Através da análise teórica dos géneros de cinema mencionados, puderam-se ganhar conhecimentos sobre a comédia física nas personagens que serviram de base para todo o processo de construção do filme “Cymbal”, desde os estudos visuais até à fase de animação - que serão descritos ao longo deste documento.
This document presents an in-depth analysis of the beginnings of physical comedy in cinema, and the influences that animation has drawn from there. This analysis conditioned both the conception and production process of the animated short "Cymbal". At this point, this theoretical analysis is presented to the reader in order to provide a clear understanding of the way the study was conducted, and of its influence on the decisions that were made regarding the animation short. "Cymbal" is an animation short which was directed and produced by the author of this study during the course of the 2008/2009 school-year, as the final project of the Masters Course in Computer Animation lectured at the Oporto Regional Center of the Portuguese Catholic University. This film presents an adventure experienced by some toys in an attic. None of the characters speak, so their communication is based purely on physical interactions. This characteristic implied that most of the research was based on a historical analysis of silent movies, focusing on the genres of slapstick and vaudeville, amongst others. Many examples of this type of comedy were also taken from contemporary animation cinema, allowing for a deeper understanding of the mechanisms and evolution of physical comedy. Through the analysis of the aforementioned genres, a lot of insight was gained as how to construct the characters in "Cymbal", from the planning stages up to the actual production. These stages will be described in detail further along in this document.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15956
Aparece nas colecções:EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.