Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15936
Título: Performance evaluation of an Export Promotion Agency : Music Finland case study
Autor: Lamberg, Leena Linnea
Orientador: Vale, Rita Coelho do
Data de Defesa: 18-Out-2013
Resumo: This dissertation focuses on performance evaluation of export promotion agencies (EPA) through a case study on Music Finland, an export promotion agency, and their initiative in the UK. The organization’s current actions to promote Finnish music in the UK and the metrics in place are examined in detail, followed by a literature review of extant theories on the related topics of exporting, branding and country-­‐of-­‐origin effect. A new metric of applied service quality gaps analysis is introduced to identify follow-­‐up procedures for the organization to implement in the future. Within the UK initiative Music Finland promotes Finnish artists through allocating funding, providing marketing assistance, organizing promotional activities and offering training to increase export know-­‐how, which is well in line with the EPA activities identified in the literature. The current metrics are mainly financial and descriptive, with a relatively strong focus on collecting client feedback. In line with previous research findings in literature that emphasize the importance of a strong organizational brand, service quality and stakeholder relationships, a new metric of service quality gaps analysis is introduced to assess the service quality perceptions of the UK partners and Finnish client organizations. The management practices and metrics in place together with the service quality gaps analysis can be used as a benchmark for other EPAs on performance evaluation, and can provide basis for further research in the field of performance evaluation of export promotion agencies.
A presente dissertação insere-­‐se no âmbito da avaliação de desempenho de agências de promoção à exportação (APE) seguindo um case study sobre a Music Finland, uma agência de promoção à exportação, e a sua actividade no Reino Unido. As acções correntes das organizações para promover musica Finlandesa no Reino Unido e as métricas usadas são examinadas em detalhes, seguido de uma revisão de literatura acerca das teorias existentes nos tópicos relacionados com exportação, marca e pais de origem. Uma nova métrica para análise aplicada de falhas de qualidade de serviço é introduzida para identificar procedimentos de acompanhamento para implementação futura pela empresa. Dentro da iniciativita no Reino Unido, a Music Finland promove artistas Finlandeses através de financiamento, acções de marketing, actividades promocionais e fornecendo formação para desenvolver conhecimentos à exportação, a qual segue as actividades das APEs identificadas na literatura. As métricas correntes são maioritáriamente financeiras e descritivas, com um foco relativamente forte na recolha de feedback dos clientes. Em linha com resultados anteriores, os quais enfatizam a importância de uma forte marca organizacional, qualidade de serviço e sólidas relações com stakeholders, a nova métrica de análise de falhas de qualidade do serviço é apresentada para avaliar as percepções de qualidade de serviço dos parceiros no Reino Unido e das organizações de clientes Finlandesas. As práticas de gestão e métricas em questão juntamente com a análise de falhas de qualidade do serviço podem ser usadas como benchmark para outras APEs na avaliação de desempenho, e servir de base para estudos futuros na área de avaliação de desempenho das agências de promoção à exportação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15936
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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