Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15931
Título: Malo Clinic : paths for an international expansion
Autor: Matos, Ana Isabel Almeida
Orientador: Guedes, Nuno Magalhães
Data de Defesa: 4-Jul-2013
Resumo: The main goal of this dissertation is to develop a business case study on MALO CLINIC, a Portuguese health service provider in the dentistry segment. The company also provides services in other medical areas with a focus in diagnosis and treatments in the aesthetics segment. Currently, the company is present in several foreign countries. The dilemma faced by the company is based on the choice of what entry mode to adopt in each new country and the correct timing for investing given the company’s financial constraints. Following the case study, a Literature Review is developed. The topics in this section are directly connected with the case itself, such as industry, service and internationalization, with a special focus on entry modes, which is the main topic of this dissertation. The topics approached in the Literature Review constitute a basis for the analysis in the Teaching Note section. The Teaching Note presents several personal considerations about the case, aligned with a possible way to use the case study in a classroom. The application of strategic concepts intends to provide a better understanding of the company’s current situation, and to suggest some recommendation for the future as well. From the detailed analysis, it is possible to find a possible path for the next steps of the clinic’s internationalization process. Without losing the focus on the entry modes, different suggestions are offered for the locations where the clinic wants to be present.
O principal objetivo desta dissertação é desenvolver um case study sobre a MALO CLINIC, uma empresa portuguesa que oferece serviços de saúde, na área dentária. A empresa também dispõe de serviços noutras áreas da medicina com um enfoque no diagnóstico e tratamentos no segmento da estética. Atualmente, a empresa está presente em vários países estrangeiros. O dilema que a empresa enfrenta é baseado na escolha dos entry modes a adotar em cada novo país e qual o tempo correto para o investimento, dados os constrangimentos financeiros da empresa. Após o case-study, é desenvolvido um capítulo com a revisão da literatura. Os tópicos abordados nesta secção estão diretamente relacionados com o caso em estudo, tais como a indústria, os serviços e a internacionalização, com um especial enfoque para os Entry Modes que se assumem como um dos principais tópicos desta dissertação. Os tópicos abordados na revisão da literatura constituem uma base para as análises na secção da Teaching Note. A Teaching Note apresenta algumas considerações pessoais sobre o caso, alinhadas como uma possível forma de abordar o case-study numa aula. A aplicação de conceitos de estratégia pretende providenciar um melhor entendimento sobre a atual situação da empresa, assim como sugerir algumas recomendações para o futuro. Através de uma análise detalhada do caso, é possível encontrar um caminho para os próximos passos a serem seguidos no processo de internacionalização da clinica. Sem perder o foco nos Entry Modes, várias sugestões são oferecidas para as localizações onde a empresa pretende estar presente.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15931
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MALO CLINIC Paths for an international expansion.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.