Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15895
Título: Taxa de empregabilidade dos cursos de Educação e Formação de Adultos
Autor: Melo, Sónia Marlene Castro de
Orientador: Granja, Berta
Data de Defesa: 2011
Resumo: Neste trabalho são estudados os efeitos a nível profissional dos cursos Efa (Educação e formação de adultos) na vida pós-curso dos formandos. Pretendemos determinar “em que medida os formandos que frequentaram estes cursos, arranjaram emprego na área de formação”. Para tal analisámos uma população de 132 pessoas, que frequentaram cursos Efa, em três localidades diferentes, Trancoso, pertencente ao Distrito da Guarda, Tábua pertencente ao distrito de Coimbra e Tondela, pertencente ao distrito de Viseu, através de um inquérito por questionário, com perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado durante os meses de Julho e Agosto de 2010. O estudo realizado é de natureza qualitativa e quantitativa, não experimental, descritivo, correlacional e transversal. Está dividido em duas partes significativas: uma primeira constituída pela fundamentação teórica, onde são abordados os aspectos mais pertinentes relativamente aos Cursos Efa e ao Emprego; a segunda parte do trabalho corresponde à investigação empírica, momento em que são delineados os procedimentos metodológicos adoptados, é feito o tratamento estatístico dos dados e a interpretação dos resultados obtidos. A variável em estudo refere-se “à taxa de empregabilidade dos cursos Efa” e é medida por indicadores quantitativos, isto é, por variáveis independentes de natureza pessoal e sócio-demográfica, e variáveis relativas ao contacto do formando com os cursos. Apesar dos elevados níveis de satisfação relativamente à frequência dos cursos e ao aumento de qualificações, os formandos inquiridos revelaram níveis de insatisfação e tristeza no que toca ao facto de na sua maioria não conseguirem emprego na área de formação. Verificou-se, ainda, que os formandos consideraram que os cursos não se adequavam ao mercado de trabalho existente nas localidades em questão. Foi ainda possível constatar que a maioria das pessoas que frequentaram estes cursos tinha uma escolaridade muito baixa e que o sexo feminino é o que mais frequenta este tipo de cursos.
This work studied the effects of professional level courses Efa (Education and training of adults) in the life course of post-graduates. We intend to determine "the extent to which students who attended these courses, managed employment in specific area of graduation." To achieve the necessary information, we examined a population of 132 people who attended courses Efa, in three different locations, Trancoso, in the district of Guarda, Tábua which belongs to the district of Coimbra and Tondela belonging to the district of Viseu, through a questionnaire, with open and closed questions, which was applied during the months of July and August 2010. The nature of this study was done in a qualitative and quantitative nonexperimental manner, being also descriptive and crossed correlationaly. It is divided into two significant parts: the first consisting of a theoretical framework, which addresses the issues most relevant in relation to Efa Courses and Employment, the second part of the work corresponds to empirical investigation, at which is outlined the methodological procedures that are adopted, being the outcome a statistical treatment of data and interpretation of results. The study variable refers to "the employment rate of the courses Efa" and is measured by quantitative indicators, that is, independent variables of personal and socio-demographic variables and with the students contact with the courses. Despite high levels of satisfaction with the frequency of courses and higher qualifications, the trainees surveyed revealed levels of dissatisfaction and sadness regarding the fact that the majority do not get jobs in the area of training. Also the students felt that the courses did not fit to the existing labor market in the localities concerned. It was still possible to see that most people who attended these courses had a very low educational level and that the female gender is the most frequent to take this kind of courses.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15895
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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