Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15851
Título: Histórias da terra e do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen : potencial formativo da literatura/educação para os valores
Autor: Gonçalves, Cândida Maria Afonso
Orientador: Pinto, Ana Paula Figueiredo
Palavras-chave: Contos
Narratologia
Simbologia
Literatura
Pedagogia
Moral
Short stories
Narratology
Symbology
Literature
Pedagogy
Moral
Data de Defesa: 16-Jan-2014
Resumo: Com este trabalho pretendemos fazer um levantamento das categorias narratológicas presentes nesta obra ficcional Histórias da Terra e do Mar, procedendo a uma reflexão sobre a forma como elas se organizam nos contos de Sophia de Mello Breyner Andresen, particularmente naqueles com que temos trabalhado ao longo de vários anos de prática docente e que se incluem no mesmo livro. Dada a riqueza simbólica e alegórica presente em alguns vocábulos que povoam estas histórias, e tendo em conta que são recorrentes em vários contos, tentaremos também desvendar a simbologia patente em determinadas palavras que nos parecem mais relevantes, e em torno das quais de desenvolve o enredo das histórias criadas pela autora. No último capítulo, através de um olhar atento, acompanhado de uma análise crítica, quer pessoal quer de autores consagrados, debruçar-nos-emos sobre a realidade social da atualidade, particularmente o contexto em que se inserem os jovens adolescentes, que são o alvo deste nosso estudo. Pretendemos, ainda, refletir sobre as virtualidades formativas, pedagógicas e didáticas da literatura em geral e das histórias da autora em particular, pois consideramos que as mensagens veiculadas pela sua escrita poderão servir como veículo para ensinar valores, transmitir ensinamentos morais e éticos e, simultaneamente, educar.
With this work we intend to make a list of the narratologic cathegories that are part of the fiction book Histórias da Terra e do Mar, analising the way they are organised on the Sophia de Mello Breyner Andresen’s short stories, especially those we have been working with for several years of teaching and that are included on the same book. Because of the symbolical and allegoric richness of some words that are part of these short stories, as they are repeated in several stories, we will also try to reveal the symbology of some words we consider more important and around which are developed the stories created by the author. On the last chapter, through an attentive observation, along with a critical analysis, either personal or from consecrated authors, we will look at the present social reality, mainly at the context in which the young teenagers are, the focus of our study. We also intend to think about the formative, pedagogical and didactic virtualities of general literature and the author’s stories in particular, because we consider the messages within her writing could be used as a means for teaching values, for passing on moral and ethical teachings, and at the same time educate.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15851
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação C.G..pdf798,78 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.