Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15812
Título: Is enganging in corporate social responsability enough? : what could companies do in order to increase the shared value transmitted to stakeholders? : the EDP Case
Autor: Azevedo, Luiza Trompowsky Taulois de
Orientador: Pinheiro, Susana Frazão
Data de Defesa: 10-Set-2013
Resumo: The main aim of this dissertation paper is to study how can companies create Shared Value (CSV) to a given community, by engaging in Strategic Corporate Social Responsibility (CSR). The problem statement relies on questioning if CSR is the best solution to provide CSV or if there must be something else a company must do, namely, create a special segment in order to address this subject matter. In order to comply with the objective of explaining the problem statement, a study case was built with EDP Group, the leader in the energy sector in Portugal, as well as its Foundation; EDP Foundation, leader in the tertiary sector in the same country. The case study is important to analyze if the companies which address CSR are delivering the shared value desired by society, or if it would be better for them to address CSR by the means of a Foundation, or a different entity, that deals solely with the tertiary sector. The structure of this dissertation consists in five main chapters: (1) Introduction, referring to aim, scope and methodology that will be used in the dissertation paper; (2) Literature Review, addressing the academic background for CSR, Strategic CSR and CSV; (3) Case Study, presenting EDP Group and EDP Foundation; (4) Teaching Notes, discussing the case study while implementing theory to the given questions, as well as providing the guidance Professors will need to conduct the study case to students; (5) Conclusions, Limitations and Future Research, that mainly discusses the relevance of taking a strategic and shared value approach to CSR.
O objetivo principal deste trabalho de dissertação é estudar como as empresas podem criar valor compartilhado (CSV) para uma determinada comunidade, envolvendo-­‐se em Responsabilidade Corporativa Estratégica Social Empresarial (RSE). A declaração do problema depende ao questionar se a RSE é a melhor solução para fornecer CSV ou se deve haver algo mais que uma empresa deva fazer, nomeadamente, criar um segmento especial, a fim de resolver este assunto. Para cumprir com o objetivo de explicar o tema apresentado, um estudo de caso foi construído com o Grupo EDP, líder no sector de energia em Portugal, bem como a sua Fundação, Fundação EDP, líder no sector terciário do mesmo país. No estudo de caso é importante analisar se as empresas que tratam RSE estão entregando o valor compartilhado desejado pela sociedade, ou se seria melhor para eles se conseguissem lidar com RSE por meio de uma fundação, ou uma entidade diferente, que lide apenas com o sector terciário. A estrutura desta dissertação consiste em cinco capítulos principais: (1) Introdução, referindo-­‐se ao âmbito objectivo e metodologia que será utilizada no trabalho de dissertação; (2) Revisão da Literatura, abordando a formação acadêmica para a RSE, RSE Estratégico e Valor Compartilhado; (3) Estudo de Caso, apresentando o Grupo EDP e Fundação EDP; (4) Notas de Ensino, que discute o estudo de caso, enquanto implementa a teoria às questões apresentadas, bem como os passos necessários que os professores necessitam para poder conduzir o caso aos alunos; (5) Conclusões, Limitações e Pesquisas Futuras, que discutem principalmente a relevância de uma abordagem estratégica e valor compartilhado com a RSE.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15812
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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