Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15803
Título: Avaliação externa da escola: na perspectiva dos actores educativos : um estudo de caso
Autor: Veiga, Agostinha Menezes Fonseca
Orientador: Baptista, José Afonso
Alaiz, Vitor
Data de Defesa: 2010
Resumo: A Avaliação Externa das Escolas implementada pela Inspecção Geral de Educação tem na visita de uma Equipa a cada Escola e na produção de um Relatório específico dois pontos centrais do modelo subjacente. Pretende-se com esse modelo contribuir para a melhoria da qualidade edu-cativa, avaliando o desempenho da escola através da pesquisa documental e da observação directa, passando pela audição de painéis constituídos por diferentes actores educativos, considerados informantes-chave. O objectivo deste estudo foi, por um lado, compreender as representações e atitudes de vários actores educativos face à Avaliação Externa das Escolas, consubstanciada na visita de uma equipa Inspecção Geral de Educação. Por outro lado, procurou-se conhecer a utilidade que os diversos actores educativos atribuem à Avaliação Externa da Escola e ainda verificar qual o inte-resse e expectativas dos diferentes intervenientes em relação à Avaliação Externa quanto à capaci-dade desta em termos de inovação e mudança da Escola. Este trabalho resultou de uma abordagem metodológica de carácter qualitativo, na forma de estudo de caso, focado num Agrupamento de Escolas, que foi alvo de Avaliação Externa pela Inspecção Geral de Educação. Os dados obtidos evidenciaram que os diferentes actores educativos apresentam diferentes atitudes face à Avaliação Externa e que as suas representações não são as mesmas antes e depois da visita da equipa da IGE. Foi possível verificar que o uso da avaliação externa, após a realização da visita da equipa da IGE (e mesmo depois da publicação do Relatório de Avaliação Externa) foi diminuto e sobre-tudo foi mais de tipo simbólico do que instrumental ou conceptual. Algumas evidências sugerem que o maior ―uso da avaliação‖ terá ocorrido no período pre-paratório da visita da Equipa da IGE. Desse modo, a Avaliação Externa pouco terá contribuído para a inovação e mudança da organização educativa avaliada.
The External Evaluation of Schools implemented by the General Inspection of Education has in the visit of a Team to each School and in the elaboration of a specific Report two central points of the subjacent model. With that model the aim is to contribute to the improvement of edu-cational quality, assessing the school performance through the documental research and the direct observation, passing through the hearing of panels composed by different educational actors, con-sidered key-informers. The purpose of this study was, on the one hand, understand the representations and atti-tudes of several educational actors in front of the External Evaluation of Schools, recognized in the visit of a General Inspection of Education team. On the other hand, it tried to know the utility that the several educational actors give to the External Evaluation of School and still check which was the interest and expectations of the different participants in relation to the External Evaluation with regard to the capacity of this in terms of innovation and modification of School. This work resulted of a methodological approach with qualitative nature, in the way of study of a case, focused in a ―School Board”, which was object of the External Evaluation by the General Inspection of Education. The acquired data showed that the different educational actors present different positions in front of the External Evaluation and that their representations aren’t the same before and after the visit of the GIE team. It was possible to verify that the use of external evaluation, after the visit of GIE team (and even after the publication of the External Evaluation Report) was small and above all was more symbolic than instrumental or conceptual. Some evidences suggest that the biggest ―use of evaluation‖ will have occurred in the pre-liminary period of the visit of GIE team. Thus, the External Evaluation will have contributed little to the innovation and modifica-tion of the educational organization evaluated.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15803
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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