Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15772
Título: Tecnologias de informação e comunicação como fator de inclusão social
Autor: Uataia, Príncipe Lino
Orientador: Baptista, Isabel
Lagarto, José
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho corresponde ao resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de obtenção do grau de doutoramento em Ciências de Educação na área de aprofundamento da Pedagogia Social, cujo propósito foi o de compreender como as Tecnologias de Informação e Comunicação são um fator de Inclusão Social. Para a realização da pesquisa tomaram-se como referênciasempíricas os diferentes contextos de acesso e formação existentes, relatórios e outros estudos realizados, para compreender a situação anterior e atual em relação a disponibilidade das tecnologias de informação e comunicação, sua apropriação, bem como o papel do GovernoMoçambicano como protagonista no processo de promoção das TIC’s. A pesquisa foi desenvolvida em 2 Distritos, de diferentes características da província de Nampula.Ele envolveu encontros com autoridades distritais, visitas aos locais onde são disponibilizadas as tecnologias de informação e comunicação, encontros com os utilizadores, residentes nesses distritos, com oobjetivo principal de compreender a sensibilidade das pessoas quanto ao aparecimento das TIC’s; se estas trouxeram uma nova forma de estar, de ser, de se relacionar uma com as outras pessoas ao seu redor e com o mundo. Além disso, pretendeu-se também, compreender como as comunidades utilizam estas ferramentas e como dela se apropriam para o melhoramento das suas vidas. O enquadramento teórico é focalizado na luz da Pedagogia Social, enquantoárea das ciências de educação cujo centro é a pessoa humana, a sua forma de ser, de estar na sociedade e de aprender ao longo da vida numa perspectiva de exercício da sua cidadania com dignidade. Os resultados alcançados mostraram que existe algum trabalho que está a ser desenvolvido para que a inclusão social através das TIC’s possa ser efetiva ou ter o impacto necessário nas comunidades. Os mesmos também evidenciam que é preciso adoptar políticas sociais mais inclusivas e formas mais eficazes para tornar efetivas as estratégias de inclusão social através de incorporação de outros atores no processo.
This work is a result of a research carried out as part of PhD degree in Sciences of Education, a deepening area of Social Pedagogy, of which purpose was to understand how information technologies and communication are a factor of social inclusion. To conduct the research, different existing contexts, reports and other studies already carried out were taken as empirical reference in order to understand the past and the current situation in regard to the availability of information technologies and communication, their suitability as well as the role of the government as the protagonist in the process of promoting ITCs. The research was carried out in Lalaua and Monapo, two districts of different features in Nampula province. It involved meetings with local authorities, visits to places where information technologies and communication are provided, meetings with ITC users, local people, with the chief objective of understanding how people feel that the emergence of ITC has brought with them a new way of living, being and of communicating with people in their surroundings and with people worldwide. It also sought to understand how the communities use these tools and their suitability for the improvement of their lives. The theoretical framework is focused in Social Pedagogy as the field of sciences of education of which study is centered to human being, his way of being and living in society so that the person can exercise his/her citizenship with dignity. The achieved results show that there is some work being developed so that social inclusion through ITC can be effective or have the necessary impact in communities. However, they also show that it is necessary to adopt more inclusive policies and more effective ways in order to enable social inclusion strategies more effective through the inclusion of other actors in the process.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15772
Aparece nas colecções:FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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