Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15750
Título: Grupos psicoeducativos multifamiliares efeitos nas pessoas com esquizofrenia e suas famílias
Autor: Macedo, Jorge Orlando Mendonça
Orientador: Botelho, Maria Antónia Rebelo
Brito, Maria Luisa da Silva
Data de Defesa: Fev-2012
Resumo: A Esquizofrenia é uma doença mental grave, com sérias repercussões no funcionamento pessoal e interpessoal da pessoa doente e sua família. Actualmente, o tratamento e a reabilitação das pessoas com doença mental combinam a intervenção farmacológica e psicossocial. O presente estudo tem como objectivo testar a versão portuguesa do modelo dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares e analisar os seus efeitos: a) nas recaídas das pessoas com Esquizofrenia e; b) nas dificuldades percepcionadas pelos respectivos familiares cuidadores. Adicionalmente, pretende-se avaliar as dificuldades e os factores facilitadores na implementação dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares na prática clínica. Este trabalho de investigação tem um desenho quasi-experimental, não inclui grupo controle e a sua amostra é pequena, contando com apenas dez sujeitos empíricos, cinco familiares cuidadores e cinco familiares com doença mental. A amostra foi adquirida por amostragem probabilística sistemática. No presente estudo, após 9 meses de implementação dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares, não se verificou nenhuma recaída. Ao nível das dificuldades percepcionadas pelos familiares cuidadores, verificou-se que a escala Carer´s Assessment Difficulties Índex - CADI teve uma evolução positiva nas dificuldades percepcionadas, embora não estatisticamente significativa. As dificuldades de implementação dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares sentidas estavam relacionadas com aspectos práticos e funcionais, tais como a motivação das famílias, cepticismo relativo a estas intervenções, disponibilidade dos familiares, distanciamento geográfico, existência de transportes e o horário das reuniões. Os aspectos facilitadores para a implementação dos GPMF envolvem os recursos físicos e logísticos, intervenção de técnicos conhecidos, o momento de convívio e a promoção do ambiente de grupo. A disponibilização de recursos logísticos, técnicos, humanos e financeiros é essencial para o sucesso desta intervenção.
Schizophrenia is a severe mental illness, with serious repercussion in the personal and interpersonal functioning of the sick person and his family. Today, the treatment and rehabilitation of people with mental illness combine the psychopharmacology and psychosocial intervention. This study has the goal of test a Portuguese version of the Psychoeducation Multiple- Family Groups and analyse the effects: a) in relapse of people with Schizophrenia and; b) in the difficulties percept by his family caregiver. Additionally, we pretend assess the difficulties and the facilitating factors of the Psychoeducation Multiple-Family Groups implementation. This investigation study has a quasi-experimental design, don´t have a group control and his sample has small dimension, with just ten individuals, five person with mental illness and five family caregivers. The sample was acquired by probabilistic, systematic sampling. In this study, after 9 months of the PMFG implementation, any patient has relapsed. In the level of the difficulties percept by the family caregivers, Carer´s Assessment Difficulties Index - CADI had a positive evolution in the difficulties, although not statistically significant. The difficulties of the implementation of the PMFG was related with practical and functional aspects like the scepticism related with this interventions, family availability, geographic proximity, transport and the schedule of the meeting. The facilitating factors of the Psychoeducation Multiple-Family Groups implementation involves physical and logistic resources, intervention of known technical, promotion of group environment and the moment of conviviality. The provision of logistical resources, technical, human and financial resources is essential to the success of this intervention.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15750
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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