Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15733
Título: A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional
Autor: Gouveia, Duarte Nuno Ferreira de
Orientador: Araújo, Joaquim Machado de
Palavras-chave: Escola
Organização
Gestão
Democracia
Participação e Colegialidade
School
Organization
Management
Democracy
Participation and Collegiality
Data de Defesa: 21-Dez-2013
Resumo: As escolas, enquanto organizações, englobam um conjunto de práticas de gestão com capacidades adaptativas e de estruturas e processos mais integrados que têm por objetivo principal desenvolver o serviço público de educação. Com o presente Relatório, centramo-nos nas nossas experiências e perceções ao longo do nosso percurso profissional e analisamos/refletimos sobre o modo como os órgãos de gestão, mormente, os seus presidentes/diretores praticam a gestão e a liderança, como interagem com os vários atores/parceiros educativos e como estes interagem com a escola. Este tipo de interações na comunidade escolar e as práticas de gestão desenvolvidas na escola enquadram-se no atual quadro de gestão escolar estabelecido pelo regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Os presidentes/diretores das escolas desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de escola que estimule a participação da comunidade educativa nas várias áreas de ação para além da participação burocrática e da participação formal instituída por decreto e promova a colegialidade e cooperação através de políticas internas.
Schools, whose principal aim is to develop public education, from an organizational point of view, combine management practices with flexible capacities, structures and also more integrated procedures. This report focuses on our experiences and the knowledge gained throughout our professional career as we analyse and reflect on how management teams, namely executive presidents and directors, provide management and leadership, how they interact with the various agents/educational partners and how these interact with the school itself. These interactions in the school community and the management practices developed in the school are found in the current framework of school management for pre-school, primary and secondary education as set up by the autonomous regime. The executive presidents/directors of the schools play a fundamental role in the creation of a school culture that encourages the participation of the school community beyond the merely bureaucratic and formal, as required under the law, and promotes teamwork by means of internal policies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15733
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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