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Título: O autoconceito em jovens com Síndrome de Asperger
Autor: Rodrigues, Ana Rita Janela de Araújo
Orientador: Ponte, Filomena Ermida de
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais
Síndrome de Asperger
Autoconceito
Special Education Needs
Asperger Syndrome
Self-concept
Data de Defesa: 28-Nov-2013
Resumo: A Síndrome de Asperger é uma perturbação do Espectro do Autismo que interfere consideravelmente na interação social. Considerando o autoconceito um constructo de elevada importância para a formação da personalidade e que interfere no relacionamento com os outros, é imperioso fomentar estratégias de modo a possibilitar a aquisição de um autoconceito mais positivo. O presente estudo visa conhecer o perfil de Autoconceito de três jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos com Síndrome de Asperger e perceber de que modo a sua patologia influencia a sua autoimagem. Recorremos à aplicação da escala de Autoconceito de Piers-Harris (PHCSCS – Piers Harris Children´s Self Concept Scale), versão mais recente reduzida a 60 itens e ainda a uma entrevista para obter os dados pretendidos. Os resultados indicam-nos que estes alunos reconhecem em si algumas limitações próprias da sua patologia, nomeadamente a incapacidade para estabelecer amizades e se relacionar com os outros. A participação em atividades relacionadas com a motricidade parece, de algum modo, estar também comprometida.
Asperger syndrome is an autism spectrum disorder that interferes considerably with the social interaction. Considering the self a construct of high importance for the formation of personality that interferes with relationships with others, it is imperative to promote strategies that enable the acquisition of a more positive self-concept. This study aims to identify the characteristics of self-concept of three young people aged between 10 and 12 years old with Asperger Syndrome and figure out how their condition has influenced their self-image. We have resorted to the application of Self-Concept scale Piers - Harris (PHCSCS - Piers Harris Children's Self Concept Scale), the latest version reduced to 60 items and also to an interview to get the desired data. The results show us that these students recognize they have some limitations due to their pathology, namely the inability to establish friendships and relationships with other people. The participation in activities related to motor seems, somehow, to be also compromised.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15731
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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