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Título: Apoio domiciliário : resposta educativa para as crianças com NEE
Autor: Gomes, Sílvia Julieta Moreira
Orientador: Ponte, Filomena Ermida da
Palavras-chave: Apoio Domiciliário
Necessidades Educativas Especiais
Cuidadoras
Home Support
Special Needs Education
Caregivers
Data de Defesa: 6-Jul-2013
Resumo: Dedicamos este estudo às crianças privadas de ir à escola, uma vez que são portadoras de deficiências profundas. O objetivo principal desta investigação é conhecer a realidade educativa do Apoio Domiciliário como resposta educativa a crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais), passando pelo entendimento das estratégias e metodologias de ensino - aprendizagem que se desenvolve neste formato de apoio. Quisemos avaliar a sobrecarga das cuidadoras, tentando perceber até que ponto, cuidar de uma criança dependente de um adulto, pode ter ou não sobrecarga para os seus cuidadores. Numa primeira parte da nossa investigação procedeu-se à revisão da literatura, repensando questões teóricas-conceituais relativamente ao tema em estudo, referindo-se primordialmente a questões relacionadas com o Apoio Domiciliário. Na segunda parte, realizamos todo o trabalho empírico, com recurso a entrevistas aos seguintes participantes: duas encarregadas de educação, duas professoras de Educação Especial numa Unidade de Apoio Especializada à Multideficiência, uma professora de Educação Especial que leciona Apoio Domiciliário e uma subcoordenadora de Educação Especial. Aplicou-se a escala de sobrecarga de Zarit às encarregadas de educação dos alunos que usufruem de Apoio Domiciliário. A análise dos dados recolhidos possibilitou uma melhor compreensão da temática, tendo em consideração a peculiaridade do contexto. Por fim, apresentamos os resultados e algumas considerações finais tendo em conta toda a parte teórica e a parte empírica do nosso trabalho, fazendo uma articulação entre as diferentes partes da nossa investigação.
We dedicate this study to children deprived of going to school, as they are with severe disabilities. The main objective of this research is to know the educational reality of home support as educational response to children with SEN (Special Educational Needs), through the understanding of the strategies and methodologies of teaching - learning that develops in this format support. We wanted to assess the burden on caregivers, trying to understand to what extent, care for a dependent child of an adult may or may not overcharge for their caregivers. In the first part of our investigation proceeded to the literature review, rethinking theoretical and conceptual issues relating to the study, referring mainly to issues with the home support. In the second part, we all empirical work, using interviews with the following participants: two in charge of education, two teachers in Special Education Support Unit Specialized multiple disabilities to a special education teacher who teaches home support and a subcoordenadora Education special. Applied to the Zarit burden scale charge of the education of students who enjoy home support. The analysis of the collected data to an improved understanding of the subject, taking into account the uniqueness of context. Finally, we present the results and some final considerations taking into account all the theoretical and empirical part of our work by making a link between the different parts of our research.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15717
Aparece nas colecções:FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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