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Título: Caracterização das competências pré-académicas num grupo de crianças de 5 anos de idade
Autor: Araújo, Raquel Gouveia
Orientador: Veiga, Elisa
Data de Defesa: 9-Jul-2012
Resumo: O objetivo do estudo é caraterizar e descrever as competências pré-académicas, num grupo de crianças, com 5 anos de idade e explorar eventuais associações, entre as variáveis sociodemográficas dos pais e os resultados obtidos pelas crianças. Participaram 48 crianças e respetivas famílias, selecionadas de um contexto privado e de um contexto de IPSS. Foi utilizado o instrumento “Missouri Kindergarten Inventory of Developmental Skills” (KIDS), desenvolvido por Fergunson e Carlson (1978), e adaptado por Pinto (1996), e uma Ficha Sociodemográfica de forma a registar os dados considerados pertinentes. Os principais resultados sugerem que existem diferenças, estatisticamente significativas, nas competências pré-académicas globais das crianças, que frequentam o contexto privado e o contexto IPSS, com uma superioridade dos resultados de competências pré-académicas globais, das crianças que frequentam o contexto privado. Por outro lado, foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis sociodemográficas, de ambos os pais, (grau de escolaridade, grau profissional e número de filhos) e os resultados de competências pré-académicas globais obtidos pelas crianças, sendo que pais com graus de escolaridade e profissionais superiores têm crianças com competências pré-académicas globais mais elevadas. Assim como pais, com menos filhos, têm crianças com competências pré-académicas globais superiores.
The aim of this study is to characterize and describe some pre-academic skills, related to a group of five year old children, as well as exploring possible connections between children results, and socio-demographic variables, related to their parents (educational level, professional degree and number of children). A total of forty-eight children and their respective families were selected, from a private context and, also, from a IPSS context. "Missouri Kindergarten Inventory of Developmental Skills" (KIDS) method, which was developed by Fergunson and Carlson (1978), adapted by Pinto (1996), and Socio-Demographic Forms, were employed, so that it would be possible, to record relevant data to the investigation. On the one hand, the main results suggest, statistically meaningful, differences in pre-academic skills, can be detected between children who come from a private context and children who come from a IPSS context. It was discovered that children who come from a private context achieve greater pre-academic skills. On the other hand, meaningful differences were found between the socio-demographic variables of the parents and the pre-academic skills of the respective children. The results show that children, whose parents have higher professional and academic level, reveal higher pre-academic skills. And children, whose parents have less children, reveal higher levels of pre-academic skills.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15685
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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