Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15624
Título: GL : creating a new channel in the distribution system : “Add consumer as new friend”
Autor: Lemos, João Bilton de
Orientador: Pinheiro, Susana Frazão
Data de Defesa: 14-Fev-2013
Resumo: GL, importação & exportação, SA (GLSA) is a Portuguese Small and Medium enterprise (SME) that operates as trader and creator of several solutions in the food industry, namely dairy and convenience products. Since 1942, when it was founded, the company had to be flexible enough to be constantly adapting their business structure to the market environment, which led them to swap overtime from a Portuguese representative of English manufacturers of raw materials for industries, to an international SME in the food field. Nowadays, the company is increasing their presence in international markets; however, the Portuguese market needs new strategies to invert the current cycle and adapt their offer to the new consumer needs. The focus of the present dissertation, written in form of a case study, is to assess the possibility of creating a direct channel on the distribution system, in order to be closer to the end consumer and increase sales. That channel would be presented as an online platform aimed to satisfy needs for catering, coffee-breaks and online ordering of lunch boxes. The teaching case gives an overview about the changes occurred in the company since it was founded, present the actual context of the business, and it ends with the project plan and forecasts to start selling directly to end consumers through internet. The dissertation covers the steps needed to analyse the market environment by implementing research methods to help the students to reach a final decision in the end. Those research methods includes a literature review that analyses the internet channel, check for new trends, identify consumers’ needs and what is being done worldwide and a survey that was conducted in the Portuguese market in order to identify consumers preferences and habits. The main conclusions drawn from this study are that GLSA is struggling in the Portuguese market, where several challenges are appearing and threatening the company’s operations. An internet platform appears to be an effective measure, not to solve the problems immediately, but along with continuous product innovation and low-price products, in order to facilitate consumer’s needs, can be considered a key element, with low risk, to change the current negative paradigm.
GL, importação & exportação, SA (GLSA) é uma Pequena e Média Empresa (PME) portuguesa que opera como uma empresa comercial e criadora de diversas soluções inovadoras na indústria alimentar, nomeadamente lacticínios e produtos de conveniência. Desde 1942, quando foi fundada, a empresa foi obrigada a ser suficientemente flexível no sentido de adaptar a sua estrutura de negócio à envolvente do Mercado, o que levou a uma mudança ao longo do tempo de uma empresa representante de empresas inglesas fabricantes de matérias-primas destinadas às indústrias de vidro, cerâmica e tintas para uma PME internacional no mercado alimentar. Hoje em dia GLSA está a aumentar a sua presença nos mercados internacionais; no entanto, o Mercado português necessita de novas estratégias no sentido de inverter o actual ciclo negativo que a empresa tem assistido e adaptar as suas ofertas a novas necessidades dos consumidores tendo em conta a envolvente macroeconómica. O foco da presente dissertação, escrita em forma de um caso de estudo, é avaliar a possibilidade de criar um canal directo de vendas no sistema de distribuição da empresa, no sentido de estar mais perto do consumidor final e aumentar o volume de vendas. Este canal seria apresentado como um canal online direccionado à satisfação de necessidades de catering, reuniões, eventos e encomenda de refeições. O presente case de estudo dá uma visão geral sobre as alterações ocorridas na empresa desde que foi fundada, apresenta o contexto actual do negócio, e acaba com o plano do projecto e previsões para avaliar a possibilidade de começar a vender os seus produtos directamente ao consumidor final através da internet. A dissertação cobre os paços necessárias para analisar a envolvente de Mercado através de métodos de pesquisa para ajudar o estudante a tomar uma decisão final após a conclusão. Os métodos de pesquisa englobam uma revisão de literatura, que analisa o canal internet, novas tendências, identifica necessidades dos consumidores e o que está a ser feito a nível global no mercado alimentar. Paralelamente foi realizado um inquérito no mercado português no sentido de identificar hábitos e preferências dos consumidores. As principais conclusões que podem ser retiradas deste estudo são, o facto que a empresa GLSA está a passar por dificuldades no Mercado português, onde diversos desafios estão a surgir e a ameaçar as operações da empresa. Uma plataforma online parece ser uma medida acertada, não para resolver os problemas da empresa a curto prazo, mas junto de uma estratégia de contínua inovação de produto e o lançamento de produtos a baixo preço para facilitar as necessidades de consumo, pode ser considerado um factor chave, com risco baixo, para alterar o actual paradigma negativo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15624
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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