Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15513
Título: Ver através da cegueira : avaliação da implementação das TIC nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão
Autor: Ramos, Sara Isabel Moça
Orientador: Andrade, António Manuel Valente de
Palavras-chave: Deficiência Visual
Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologias de Apoio
Formação de Professores
Aprendizagem Escolar
Inclusão
Inquérito por Questionário
Visual Impaired
Information and Communication Technologies
Assistive Technologies
Teacher Training
School Learning
Inclusion
Questionnaire Survey
Data de Defesa: 29-Nov-2013
Resumo: “Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis; para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.” Mary Pat Radabaugh Considerando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo, esta investigação, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a política inclusiva nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão; as potencialidades e impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem destes alunos e a perceção dos docentes sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação nesta área. Não podendo as TIC ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com estes alunos, é exigido aos docentes uma maior preparação na obtenção e seleção da informação e recursos educativos adaptados para a deficiência visual. Desta forma, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profissionais que trabalham diariamente no processo educativo dos alunos com cegueira e baixa visão. Como método de recolha de dados foi adotado o inquérito por questionário, tendo este sido aplicado a docentes que lecionam a alunos cegos e com baixa visão, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, no presente ano letivo (2012/2013), nas quarenta e uma escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental. Os resultados revelam uma amostra confiante nas suas capacidades tecnológicas, contudo com pouca desenvoltura em algumas ferramentas e aplicações informáticas específicas para a área da deficiência visual, chegando mesmo um número muito significativo de docentes a desconhecer muitas destas. A implementação das TIC com alunos com deficiência visual é inferior, comparativamente com os alunos normovisuais. Outra constatação é o facto de a falta de formação específica ser o principal obstáculo considerado pelos docentes, no que respeita a uma real integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem destes alunos.
“For people without disabilities, technology makes things easier; for people with disabilities, technology makes things possible.” Mary Pat Radabaugh Considering the changes that technological evolution has provoked in the education system, this research, predominantly quantitative, intends to analyze the policy of inclusion in the reference schools for the education of blind or visual impaired students; the potential and impact of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning of these students and perceptions of teachers about their knowledge, teaching and training in this area. ICT cannot be dissociated from the pedagogical practices adopted with these students so, teachers are required to get a greater preparation and selection of information and educational resources adapted to the visually impaired. Thus, for the study and understanding of this reality, it is essential to assess the opinion of the professionals who work daily in the educational process of blind or visual impaired students. As a method of data collection was adopted a questionnaire survey, that has been applied to teachers who teach blind or visually impaired students of 2nd and 3rd cycles of primary and secondary education in the current school year (2012/2013), in the forty-one reference schools for the education of these students, in mainland Portugal. The results reveal a sample confident in their technological capabilities, however with little resourcefulness in some tools and applications specific to the area of visual impairment and blindness, and a very significant number of teachers ignoring many of these. The implementation of ICT with visual disabilities is lower compared with the sighted students. Another finding is that the lack of specific training is considered the main obstacle for teachers, with regard to a real integration of ICT in the teaching and learning of these students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15513
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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