Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15512
Título: A Web 2.0 na construção de aprendizagens significativas na disciplina de inglês
Autor: Viana, Elisabete Morais das Neves
Orientador: Andrade, António Manuel Valente de
Palavras-chave: Competências Essenciais
Língua Inglesa
Web 2.0
Key Competences
English language
Data de Defesa: 29-Nov-2013
Resumo: À medida que o mundo em que vivemos sofre importantes transformações, à semelhança do que acontece com os nossos alunos, o atual sistema educativo enfrenta o desafio de os reconquistar, bem como de os preparar para o exercício de uma cidadania plena, em que sejam capazes de responder a uma nova realidade, de forte cariz tecnológica, mais exigente e seletiva. Responder ao desafio significa integrar, em contexto escolar, ferramentas intrinsecamente embrenhadas no seu quotidiano, bem como adotar novas práticas pedagógicas, capazes de ir além dos conteúdos curriculares, proporcionando aos estudantes competências no domínio da meta-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo estudar a utilização de ferramentas da Web 2.0 como estratégia na construção de aprendizagens significativas na disciplina de Inglês, enquanto língua estrangeira, no ensino básico. Nesse contexto, tentou-se apurar se este recurso contribui para desenvolver competências comunicativas em Língua Inglesa, descrevendo as estratégias implementadas no processo de ensino e aprendizagem e avaliando a qualidade dos diversos trabalhos executados no âmbito das diferentes dimensões que integram a aprendizagem de uma língua estrangeira. Pretendeu-se igualmente verificar se a utilização destas ferramentas induz um maior envolvimento e interesse dos alunos, motivando-os para a aprendizagem da Língua Inglesa, bem como um aumento do seu espírito colaborativo e da sua autonomia. A metodologia de investigação adotada foi a investigação-ação, envolvendo o professor/investigador e os alunos de uma turma de Inglês do 6.º ano de escolaridade, tendo sido recolhidos dados resultantes da observação direta, da análise dos materiais produzidos pelos alunos, das reflexões de final ciclo e dos diversos questionários colocados aos alunos. Os resultados obtidos mostram que a Web 2.0 se constitui como um espaço privilegiado para contribuir para a formação integral do aluno, promovendo não só competências comunicativas em Língua Inglesa mas também competências essenciais para o exercício de uma cidadania ativa e crítica, numa paisagem cada vez mais digital.
As the world we live in undergoes important changes, just as our students do, the current educational system faces the challenge of wining them back and preparing them for an exercise of full citizenship, where they have to respond to a new reality, highly technological, more demanding and selective. Meeting this challenge means incorporating the tools students already use daily in school activities and adopting new educational practices, that go beyond curriculum content, providing meta-learning skills. This paper is aimed at studying the use of Web 2.0 tools as a strategy in the construction of meaningful learning in the English class, as a foreign language, in elementary school. In this context, the purpose was to ascertain if that resource helps to develop communication skills in English Language, by describing the strategies implemented in the process of teaching and learning and assessing the quality of the different tasks set to develop the various skills that are considered vital when learning a foreign language. The goal was also to check if these tools lead to greater involvement, motivating students to learn English, and promote their autonomy and collaborative skills. The action research was the methodology used in this study, which involved the teacher/researcher and a class of elementary students of English. Data was collected from direct observation, analysis of the materials produced by students, reflections at the end of each cycle and from the different student surveys. The evidence shows that Web 2.0 is a privileged space which contributes to students’ integral education, providing not only an opportunity for developing communicative skills in the English Language, but also key competences for the exercise of active and critical citizenship in a more and more digital landscape.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15512
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado_Elisabete_Viana.pdf18,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.