Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15510
Título: Conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia para o ensino da matemática : cálculo mental
Autor: Magalhães, Rui Pedro Rodrigues de
Orientador: Cardoso, Eduardo Luís
Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem Construtivista
e-learning
b-learning
Cálculo Mental
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Constructivist Learning environment
Blended Learning
First Cycle of Basic Education
Mental Calculation
Data de Defesa: 17-Fev-2014
Resumo: Este trabalho de investigação visou a conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia, para suporte à disciplina de matemática do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB), no domínio do cálculo mental, através de um modelo de ensino misto (blended-learning), ou seja, presencial e a distância. Adotou-se uma metodologia de conceção, colaborativa e participada, articulada com um modelo de desenvolvimento de disciplinas ou cursos baseados na Internet, integrando modelos de estruturação de conteúdos de aprendizagem e modelos de avaliação de ambientes de aprendizagem enriquecidos por tecnologia. Desenvolveu-se um ambiente de aprendizagem apoiado num modelo de ensino-aprendizagem construtivista, no sentido de se promover a construção do conhecimento, no domínio do cálculo mental, através da instrução direta e lições declarativas de conhecimento e também da promoção do interesse e envolvimento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem, através da dinamização de atividades de prática do cálculo mental complementadas com jogos matemáticos e provas de treino relativas à competição de cálculo mental. Neste âmbito, procurou-se promover experiências de aprendizagem, comunicação, interação e colaboração online entre alunos e professores e avaliar a adequação do ambiente de aprendizagem, como suporte à disciplina de matemática do 1ºCEB, no domínio do cálculo mental, envolvendo os professores colaboradores e alunos participantes no processo de avaliação. Os resultados obtidos foram favoráveis à implementação do ambiente de aprendizagem com as turmas do quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico e ao seu alargamento às turmas do terceiro ano de escolaridade. Foi também possível verificar que os alunos, além de terem adquirido conhecimentos relativos a conteúdos formais, também desenvolveram competências no domínio da utilização de tecnologias de informação e de comunicação (TIC).
This research aimed at the design, development and evaluation of a technology enhanced learning environment (TELE), to support the math school subject of the first cycle of basic education, in the field of mental calculation, using a model of blended learning (b-learning). It was adopted a design, collaborative and participatory methodology, combined with a development model of Internet based courses or disciplines, integrating design models of learning content and assessment models for technology enhanced learning environments. It was developed a learning environment supported by a constructivist teaching and learning model, in order to promote the construction of knowledge in the field of mental calculation, through direct instruction and lessons of declarative knowledge and also to stimulate the interest and involvement of students throughout the learning process by streamlining practice activities of mental calculation, complemented with mathematical games and training proofs related to mental arithmetic competition. In this context, we sought to promote learning experiences, communication, interaction and online collaboration between students and teachers and to assess the suitability of the learning environment, as a support to the discipline of mathematics of first cycle of basic education, in the field of mental calculation, involving collaborating teachers and participating students in the evaluation process. The results were propitious to the implementation of the learning environment with the classes of the fourth grade of the first cycle of basic education and its extension to classes of third grade. It was also possible to verify that students, besides acquiring knowledge of the formal contents, also developed skills in the use of information and communication technologies (ICT).
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15510
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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