Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15482
Título: A construção de uma identidade profissional : a reflexão do pedagogo social no campo da educação/formação de adultos
Autor: Rocha, Fernanda Maria Azevedo
Orientador: Palmeirão, Cristina
Data de Defesa: 24-Jan-2013
Resumo: O presente Relatório Reflexivo tem como tema “A construção de uma identidade profissional: a reflexão do pedagogo social no campo da educação/formação de adultos”. Neste âmbito, pretendemos evocar o nosso crescimento profissional que assenta na constante busca de formação para solidificar a nossa identidade enquanto profissional e a reflexão sobre o movimento de questionamento que estrutura e alicerça a nossa ação e reforça o compromisso por nós assumido enquanto profissional que labora em prol de uma cidadania ativa e solidária. O fim da reflexão é melhorar a nossa ação e o nosso desenvolvimento profissional. Ao fazê-lo, estabelecemos uma relação dialética entre a prática e a teoria, tornamo-nos mais sensíveis e mais profundos. Encontrámos na Pedagogia Social o elo de ligação entre a prática da Educação Social e a prática do formador. Deste modo, conseguimos legitimar a nossa intervenção sem nunca perder o rumo e os objetivos da Educação e Formação de Adultos e, simultaneamente, sem perder as raízes da Educação Social, a nossa formação de base. Assim sendo, a Pedagogia Social permitiu-nos desenvolver aquela que é hoje a nossa identidade profissional enquanto formadora e pedagoga no domínio da educação e formação de adultos. Desta forma, gerar competências cada vez mais eficazes é o nosso propósito e o que desencadeia em nós o desejo de uma formação contínua. Para sustentar a nossa linha de pensamento, baseamo-nos no paradigma da educação ao longo da vida, visto que a educação e a aprendizagem não são feitas apenas numa fase da vida, prolongam-se ao longo da vida e ela (a educação) tem de estar ao serviço da verdade e, portanto, de uma cidadania solidária crescente. É comungando os ideais do paradigma da aprendizagem ao longo da vida que se conjuga a nossa formação e a nossa ação.
This Reflexive Report subject is “The construction of a professional identity: the reflection of the social pedagogue in the education/formation of adults.” The ambit of this reflection pretends to evoke our professional growth which is based in the constant search of professional formation so that it’s possible to solidify our identity as a professional and pretends as well to evoke the meditation about the movement of questioning which structures and underpins our action and strengthens the compromise we assume as professionals who work in behalf of an active and solidarity community. The objective of this reflection is to improve our action and our professional development. In doing so, we establish a dialectic relationship between practice and theory, becoming more sensible and profound. In Social Pedagogy we have found the link between the practice of Social Education and mentor’s practice. Thus, we can legitimate our intervention without ever losing simultaneously, our course and the goals of Education and Formation of Adults, and our core education in Social Education. Therefore, Social Pedagogy has allowed us to develop our professional identity as a mentor and pedagogue in the dominion of the education and formation of adults. This way, to generate competencies that are more effective is our purpose and it’s what ultimately triggers in us the desire of continuous professional formation. To sustain our line of thinking we rely on the paradigm of lifelong education since Education and learning is not a product of a specific stage of life, they extend itself throughout life. Education must be at the service of truth and thus at the service of a growing solidarity citizenship. It is interchanging the ideals of lifelong education that we can conjugate our professional formation and our action.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15482
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.