Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15477
Título: Cidadania social e sustentável : um olhar através da pedagogia social
Autor: Anderson, Sarah Valente
Orientador: Baptista, Isabel
Data de Defesa: 14-Fev-2014
Resumo: O presente Relatório Reflexivo foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, ministrado pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A análise e reflexão das experiências pessoais, sociais e profissionais passadas em contextos socioeducativos e em espaços de cidadania ativa serve de base para o documento de referência que pretende evidenciar a Educação como uma ferramenta para a promoção e consciencialização de novas cidadanias – Cidadania Social, Sustentável e Colaborativa e simultaneamente realçar a importância das mesmas no contexto do panorama social atual. Como abordagem metodológica recorro ao quadro teórico da Pedagogia Social e realizo igualmente enfoques conceptuais fomentados em autores da área da Educação e Pedagogia. Uma vez que a Pedagogia Social é considerada uma ciência que compreende a práxis socioeducativa nas suas diversas dimensões, foi possível deste modo, imprimir racionalidade conceptual e multidimensional à realidade descrita, com um caracter humanista e solidário. Esta abordagem por conseguinte conduziu-me ao encontro de lógicas de sabedoria prática, fundamentais para a progressão do ser humano a um nível pessoal e profissional.
This thesis has been prepared for a the Master’s Degree in Science Education, specializing in Social Pedagogy, taught by the Faculty of Education and Psychology (EFF) Portuguese Catholic University (UCP). The analysis and reflection of personal, social and professional experiences occurred in social pedagogic contexts and in spaces of active citizenship, is the reference and basis for this document. Its aim is to highlight Education as a tool for the promotion and awareness of new citizenships - Social and Sustainable Citizenship and Collaborative Citizenship. Simultaneously focusing on their positive contribution in the present social situation. As a methodological approach I use the theoretical framework of Social Pedagogy and also recognize conceptual approaches adopted by authors in the area of Education and Pedagogy. Since Social Pedagogy is considered a social science which engages socio education practice in its various dimensions, it was possible to use a rational and conceptual multidimensional reality with humane and supportive characteristics. This approach led therefore to the encounter of the logics of practical wisdom, fundamental to the progression of the human beings in a personal and professional level.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15477
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Reflexivo - Sarah Anderson.pdf855,1 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.