Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15476
Título: Escola, lugar de hospitalidade social
Autor: Pinto, Emília Mesquita da Silva Gonçalves
Orientador: Baptista, Isabel
Data de Defesa: 14-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho corresponde a um Relatório Reflexivo teoricamente fundamentado, elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Tendo por base um exercício de memória reflexiva sobre a nossa experiência profissional como docente, propusemo-nos evidenciar a importância da Escola enquanto lugar de hospitalidade social por excelência. Para o efeito, recorremos a um quadro de análise essencialmente fundamentado nas ciências da educação, em particular na Pedagogia Social, enquanto disciplina que enquadra a formação ao longo da vida numa perspetiva de solidariedade social. Numa sociedade que se quer solidária, a Pedagogia Social apresenta-se, assim, como um território fecundo de investigação e de intervenção, fornecendo pistas de leitura preciosas sobre a realidade escolar onde hoje se impõe a exigência de vida em comum em ambientes de mútuo acolhimento e reconhecimento. Neste sentido, o presente trabalho divide-se em duas partes fundamentais, a primeira dedicada à reflexão sobre o percurso profissional e a segunda centrada sobretudo no estudo sobre a escola, sendo ambas balizadas pelo valor hospitalidade, aqui valorizado como categoria socioantropológica.
This work represents a theoretically grounded Reflective Report, prepared within the framework of the Master of Educational Sciences, Faculty of Education and Psychology at the Portuguese Catholic University, Porto. Based on an exercise of reflective memory on our professional experience as a teacher, we decided to highlight the importance of school as a place of social hospitality par excellence. To this end, we worked to a framework of analysis essentially grounded in science education, particularly in Social Pedagogy as a discipline that fit the training in a lifelong perspective of social solidarity .In the contemporary a society, Social Pedagogy is presented as a fruitful area of investigation and intervention, providing precious reading clues about the reality of the school where today imposes the requirement of living together in an environment of mutual care and recognition. In this sense , this paper is divided into two main parts , the first devoted to reflection on the career path and the second study focused mainly in the school , both being buoyed by the value of hospitality esteemed here as an anthropological category .
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15476
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EMILIA_PINTO_RELATORIO.pdf537,03 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.