Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15462
Título: Perspectivas e contributos de uma liderança no feminino
Autor: Balula, Paula Alexandra Alves Gonçalves
Orientador: Alves, José Matias
Data de Defesa: 28-Fev-2012
Resumo: Ao longo dos tempos, muitos foram aqueles que dedicaram o seu trabalho e saber à análise das organizações. Contudo, só nas últimas décadas, o enfoque da investigação se transladou para o território escolar e a escola vista como organização adquiriu um estatuto de reflexão científica. De igual forma, os estudos sobre as questões de género e sobretudo as investigações centradas na análise do género na liderança carecem de maior investigação, sobretudo por se ter em conta a representação minoritária da mulher em cargos directivos. É nesta linha de investigação que procurámos expor um olhar feminino em torno da liderança das mulheres nas organizações escolares. Para a sua compreensão hermenêutica, tornou-se necessário recorrer a concepções teóricas desenvolvidas nesta área, muito embora a investigação no domínio da liderança das organizações escolares se tenha centrado em torno da indiferenciação de género. Apontámos alguns aspectos heurísticos considerados fundamentais, no nosso entender, na gestão da organização escolar, efectuámos uma abordagem conceptual em torno das teorias de liderança e percorremos o sensível território dos estudos de género. Numa fase posterior, na investigação empírica, caracterizámos uma liderança no feminino, procurando realçar aspectos de género, nomeadamente quanto à ascensão e estilo de liderança praticado. A natureza deste estudo inscreveu-se numa matriz metodológica qualitativa e quantitativa, tendo-se recorrido a questionários por inquéritos e entrevistas como instrumentos de recolha de dados.
Through the ages, many have been those who have dedicated their work and knowledge to the analysis of the organizations. However, the approach of the investigation pertaining to the school territory only occurred in the last decades and only then the school as an organization acquired a status of scientific reflection. Likewise, the studies on the gender question and above all the investigations centered in the analysis of gender in leadership lack major investigation, especially if we have into account the insignificant representation of women in directive positions. It is in this line of investigation that we’ve tried to display a feminine look around the leadership of women pertaining to school organizations. For its hermeneutic understanding, it was necessary to appeal to theoretical conceptions developed in this area, even though the inquiry in the domain of the leadership pertaining to school organizations has been centered in the undifferentiation of gender. We’ve pointed some heuristic aspects considered of the greatest importance, according to us, in the management of school organization; we’ve done a conceptual approach boarding around the leadership theories and we’ve covered the sensitive territory of the studies of gender. Afterwards, in the empirical investigation, we characterized a feminine leadership, trying to enhance aspects of gender, namely in what concerns to the rise in and style of the leadership practised. This is the result of an in-depth study based in a qualitative and quantitative methodology and to accomplish it we’ve resorted to questionnaires by carrying out surveys and also interviews to collect data.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15462
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado -Perspectivas e Contributos de uma Liderança no Feminino - Paula Balula.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.