Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15461
Título: Avaliação : uma tarefa ao longo da vida
Autor: Leão, Gracinda Marta Luís
Orientador: Ribeiro, Paulo
Data de Defesa: 11-Jan-2013
Resumo: O relatório que a seguir se apresenta organiza-se em torno do tema da supervisão e avaliação de desempenho docente, desenvolvido a partir de duas óticas de análise diferente: enquanto supervisionada e enquanto participante no processo de avaliação de desempenho no Ensino Particular e Cooperativo (EPC). Para o efeito, analisamos alguns momentos do nosso percurso profissional, desde 1997 até ao corrente ano letivo. Destaca-se a experiência de estágio na Escola Secundária de Jaime Cortesão, em Coimbra, no ano letivo1997/1998, e o envolvimento ativo na avaliação de desempenho docente no ano letivo transato (2011/2012), por serem ambos marcos relevantes de evolução profissional. Queremos entender a supervisão na realidade complexa onde ela ocorre: a Escola enquanto Organização, pública ou privada, confessional ou não. Foca-se a identidade do professor e enumeram-se alguns desafios que o mesmo enfrenta na atualidade, nomeadamente as rápidas mudanças na sociedade e as múltiplas funções atribuídas aos docentes e à escola. Por fim, é nosso objetivo descrever de forma breve algumas ideias força sobre a avaliação de desempenho, especialmente focalizado para o EPC, regulamentada pelo Contrato Coletivo de Trabalho em vigor e uma aplicação específica na escola onde fomos corresponsáveis, no ano transato, pelo modelo de avaliação. Este Relatório permitiu-nos uma análise reflexiva acerca da nossa própria experiência e reforçou a nossa convicção de que a avaliação faz parte de um processo de aprendizagem ao longo da vida e facilita o desenvolvimento profissional.
This report is organized around the topic of Supervision and the teacher’s performance assessment. We’ve experienced this in two different ways: on the one hand our performance was assessed, on the other hand, we’ve had an active role in organizing the teacher’s performance assessment process in our school. We’ve analyzed some moments of our professional career, since 1997 up until the current school year. During that time, two moments stand out because of the relevance they had in terms of professional development. The first one was the experience as a trainee teacher at Jaime Cortesão Secondary School, in Coimbra, from 1997 to 1998, and the second one the participation in the evaluation of teacher performance during the previous school year. We want to understand Supervision in the complex reality where it occurs: the school as an Organization, either public or private, with a religious character or not. We focus on the professional identity of teachers and the challenges that they face nowadays, namely the quick changes in the society and the numerous functions attributed to the teachers. Finally, it is also our aim to briefly describe some key ideas about the teacher’s performance assessment in Private Schools regulated by the Collective Employment Contract, as well as its application in a school where we were co-responsible for the assessment of teachers, in the last school year. This report allowed a reflection over our own experience and reinforced our conviction that assessment is part of a lifelong learning process and improves professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15461
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatorio avaliação uma tarefa ao longo da vida.pdf625,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.