Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15456
Título: Crescer pelo desenho : as capacidades expressivas do desenho como ferramenta possibilitadora desta educação
Autor: Falcão, Pedro Miguel Miranda
Orientador: Palhinha, Helena
Data de Defesa: 11-Mar-2014
Resumo: Desde sempre, a arte foi questionadora e interventiva na história, teve um papel de intérprete mas também de crítica, expressou as inquietações mais profundas e inspirou mudanças pessoais e sociais. Esta mesma capacidade da arte intervir ou manifestar o “algo mais” de cada um de nós aponta para a pertinência de a relacionar com a educação em valores. Acreditamos ser uma das formas mais profundas e eficazes de trabalhar aquilo que cada ser humano considera de mais valioso para si mesmo: os seus valores. Questionamos sobre que mecanismos o ensino artístico possui para trabalhar com os alunos os valores que os rodeiam e que eles, criticamente, devem assumir ou rejeitar. Colocamos, como hipótese de partida, as capacidades expressivas do desenho como ferramenta possibilitadora desta educação. O nosso objetivo final é aferir, numa abordagem qualitativa, se os alunos manifestam uma interpretação diferente, sobre um dilema moral, após desenhar expressivamente essa situação.
Since ancient times, art has been interventive in history, had a role as an interpreter but also of criticism, voiced concerns and inspired deeper personal and social change. This same capacity of art to intervene or express "something more" of each one of us points to the relevance of the relationship with the education of values. We are convinced that art is one of the deepest and most effective ways of working that which every human being considers valuable to himself: his values. We asked about which mechanism artistic education has to use to develop with students the values that surrounds them and that they critically should assume or reject. We choose as starting hypothesis, the expressive capabilities of drawing as a tool enabler of this education. Our ultimate goal is to assess, in a qualitative approach, if students express a different interpretation of a moral dilemma after draw expressively this situation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15456
Aparece nas colecções:FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estágio - Crescer pelo Desenho - Pedro Falcão.pdf4,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.