Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15415
Título: Organizational apply for crowdsourcing to the value chain : the case of SONAE MC
Autor: Grosso, Cristiana Monteiro
Orientador: Amaral, Paulo Cardoso do
Palavras-chave: Crowdsourcing
Value Chain
SONAE MC and Food Retail Industry
Cadeia de Valor
, SONAE MC e Indústria Alimentar
Data de Defesa: 2012
Resumo: This dissertation analyzes the application of crowdsourcing in SONAE MC with the value chain management tool. The main goals of the study are, (1) to identify the opportunities to apply crowdsourcing in the value chain activities and (2) to understand if the employees of SONAE MC are willing to use it. In the scope of this work, crowdsourcing is the tool used to capture collective intelligence provided by online communities (Brabham, 2008). Other uses of crowdsourcing are beyond the scope of this study. Regarding the literature about crowdsourcing described in this study and the analysis of SONAE MC’s value chain, a survey was created to understand the willingness of SONAE MC’s employees to apply crowdsourcing for open innovation (Chesbrough, 2007). The survey tests two activities with potential to apply crowdsourcing, per department from the primary set of value chain activities. This survey was answered by 130 employees, which according to the central limit theorem, and assuming a normal distribution, is sufficient to draw conclusions regarding the whole population of employees. Considering the analysis endorsed, this study shows that: (1) Crowdsourcing is a worthy tool to execute SONAE MC’s primary activities chain, according to the employees of the organization. (2) In order to execute these activities, there are four groups of valuable participants: employees, clients, crowd of solvers and professional services to execute specialized activities. This work also puts forward the kind of characteristics that push participants to use crowdsourcing: (3) for the solvers role in the platform, the requirements to apply crowdsourcing are: (i) the feedback in a short period of time, (ii) the dynamic of the challenges posted in the online platform and (iii) the recognition of good ideas.; (4) for the seekers role, the needed characteristics are: (i) improving the service provided by SONAE MC to its clients, (ii) time to market reduction and (iii) value of having insights of people from outside the organization. This study thus concludes that employees are willing to apply crowdsourcing for open innovation as a valuable resource for activities execution in SONAE MC’s value chain.
Esta dissertação analisa a aplicação de crowdsourcing através da análise da cadeia de valor da SONAE MC. Os principais objetivos deste estudo são: (1) identificar as oportunidades para utilizar crowdsourcing nas atividades da cadeia de valor e (2) perceber se os colaboradores da SONAE MC estão dispostos a utilizar crowdsourcing. No âmbito deste trabalho, crowdsourcing é considerado como a ferramenta utilizada para capturar a inteligência colectiva das comunidades on‐line (Brabham, 2008). Outras possíveis aplicações de crowdsourcing estão fora do âmbito deste estudo. Depois de revista e apresentada a literatura sobre o tema, assim como feita a análise da cadeia de valor da SONAE MC, foi criado um questionário para perceber a predisposição dos colaboradores da SONAE MC em aplicar crowdsourcing à prática de open innovation (Chesbrough, 2007). O questionário testou a oportunidade de executar duas atividades com potencial para aplicar crowdsourcing, por cada departamento, do conjunto de actividades principais da cadeia de valor da organização. Este inquérito foi respondido por 130 colaboradores que, de acordo com o teorema do limite central, assumindo uma distribuição normal é suficiente para concluir sobre a população. Considerando a análise podemos concluír neste estudo que: (1) crowdsourcing é um recurso útil para executar as actividades principais da cadeia de valor da SONAE MC, de acordo com a opinião dos colaboradores da organização. (2) Existem quatro grupos de participantes com valor para executar estas atividades: colaboradores, clientes, crowds de solvers e serviços profissionais para executar atividades especializadas. Este trabalho apresenta ainda conclusões sobre qual o tipo de características que leva os participantes a utilizar crowdsourcing: (3) no papel de solver na plataforma, os requisitos para aplicar crowdsourcing são: (i) feedback num período curto de tempo, (ii) a dinâmica dos desafios publicados na plataforma on‐line e (iii) o reconhecimento das melhores ideias; (4) para o papel de seekers, as características necessárias são: (i) melhorar o serviço prestado pela SONAE MC aos seus clientes, (ii) reduzir o tempo de execução de tarefas e (iii) a valorização de ter participantes de fora da organização a contribuir para a execução de tarefas. Este estudo acaba com a conclusão de que o crowdsourcing é um recurso valioso na execução de actividades da cadeia de valor da Sonae MC.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15415
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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