Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/15404
Título: Sanindusa : internationalization of a Portuguese Industrial Company to Angola and Brazil
Autor: Gomes, João Filipe Morgado
Orientador: Guedes, Nuno Magalhães
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Data de Defesa: 20-Jan-2014
Resumo: In 2010, Sanindusa, a major Portuguese producer of sanitary ware, was analyzing the opportunities of entering the Angolan and Brazilian markets in order to reach the goal of improving its revenues growth. It was time to decide if the company should enter those markets and what should the entry strategy be in order to guarantee a successful performance. In the Teaching Note, a possible strategy path where the company could achieve its goal is analyzed. Although Sanindusa is a SME in its industry, with much less resources than its competition, and lacking experience on emerging markets, Sanindusa can be effective if its management works on to improve its internal management capabilities, enhance the positive impact of being in a cluster, spread its network and create exchange knowledge channels in order to have a structured country-specific strategy.
A Sanindusa em 2010 era uma das maiores produtoras de sanitários em Portugal e estava a analisar a oportunidade de entrar nos mercados de Angola e Brasil com o objectivo de aumentar o crescimento das suas receitas. Os gestores da empresa tinham que decidir se a empresa deveria entrar nesses mercados e como seria a estratégia de entrada para alcançar o melhor desempenho. Na Teaching Note, é apresentada e analisada uma estratégia possível para que a empresa consiga obter o seu objectivo. Embora a Sanindusa seja considerada uma pequena/média empresa no seu sector, tendo muito menos recursos que os seus concorrentes, e falta de experiência em mercados emergentes, o sucesso poderá ser alcançado se os diretores da empresa agirem de modo a melhorar as competências de gestão internas, desenvolver as mais-valias de pertencer a um cluster, ampliar a rede de contactos e estabelecer canais de troca de informação com vista a criar uma estratégia estruturada específica para cada mercado.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/15404
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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